
A Copenhagen Fashion Week já nos habituou a ditar tendências que vão muito além da passerelle e esta edição não foi exceção. No desfile da opéraSPORT, a grande surpresa veio atrelada aos pés das modelos. Isto porque diz respeito à estreia mundial do primeiro modelo de Havaianas totalmente impresso em 3D. Sim, leu bem.
A marca brasileira, que nos habituou ao modelo mais badalado de chinelos – que foi, inclusivamente, uma das maiores tendências deste verão – acaba de dar um salto tecnológico gigante, com um modelo que é o casamento perfeito entre tradição, design futurista e sustentabilidade, tudo com aquele ADN tropical que nunca sai de moda.
O modelo foi criado em colaboração com a startup alemã Zellerfeld, especialista em calçado feito por impressão 3D, e mantém o ADN da Havaianas, como a sola texturizada que imita grãos de arroz e a clássica tira em Y entre os dedos. Contudo, a silhueta é mais robusta, anatómica e com um toque quase escultórico, sendo que o bico frontal é arredondado, mas os dedos ficam parcialmente cobertos e a sola é espessa.
Esta novidade é produzida em zellerFOAM, um tipo de TPU reciclável, respirável e lavável. O chinelo é feito numa só peça, sem costuras nem colagens e a estrutura interna assegura amortecimento e flexibilidade, já para não dizer que o novo padrão circular melhora a aderência ao pavimento. Tudo isto com desperdício zero, já que a impressão 3D elimina a necessidade de moldes ou excesso de material.
Como se isto não bastasse, o modelo vai ser produzido apenas sob encomenda, disponível a partir de setembro de 2025 no site da Zellerfeld. Os pares poderão ser personalizados ao milímetro através de um scan do pé feito com o telemóvel, e estarão disponíveis em cinco cores: preto, aveia, vermelho, laranja e azul.