Pode não ser uma tradição portuguesa, mas é festejado por cá como se fosse. O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, celebra-se todos os anos a 31 de outubro e já há muitos anos que deixou de ser uma festa exclusiva dos Estados Unidos. Em todo o mundo, há pessoas a vestirem-se a rigor e até a pedir "doces ou travessuras" de porta em porta.
O facto de ser num dia fixo e, por isso, tanto poder calhar num dia de semana como num fim de semana, não agrada aos maiores fãs desta festa. Como esta é uma celebração sempre feita à noite, quando calha num dia de semana, a festa tem que ser mais controlada e termina sempre mais cedo.
Para contrariar isso, foi criada uma petição pela Halloween & Costume Association para que a data do Halloween seja alterada oficialmente para o último sábado do mês de outubro, ou seja, dia 26. Tornar a festa mais segura, longa e sem stresse é o objetivo da associação com a alteração da data.
A petição que conta já com mais de 91 mil assinaturas, justifica que se o Halloween passar para um sábado, fará com que as crianças possam aproveitar todo o dia e, por isso, correr menos riscos à noite. Segundo a associação, "63% das crianças não usam lanternas quando estão a fazer 'doces ou travessuras'. Na noite de Halloween duplica a probabilidade de uma criança ser atropelada por um carro."