A princesa Diana nasceu a 1 de julho de 1961. Na mesma data, em 2025, o príncipe William resolveu homenagear a mãe e a sua vertente solidária num evento ligado às causas de pessoas em situação de sem-abrigo.

O príncipe de Gales, de 43 anos, esteve presente no aniversário de dois anos da Homewards, um projeto que visa ajudar pessoas nessa situação, causa à qual a Princesa Diana era muito ligada. 

Princesa Diana foi assediada por Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi. "Vou dormir consigo"
Princesa Diana foi assediada por Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi. "Vou dormir consigo"
Ver artigo

O evento uniu nomes num painel de discussão como o ex-primeiro ministro inglês Gordon Brown, e Steven Bartlett, advogado da Homewards, numa visita que contou com a programação de workshops e a oportunidade de um contacto direto com as equipas locais para partilha de ideias e estratégias. 

O empenho de William nesta causa foi inspirado pelo exemplo da sua mãe, a princesa Diana, que frequentemente levava-o a ele e ao seu irmão, Harry, de 40 anos, a abrigos e instituições de caridade. Em 2009, o príncipe William passou uma noite a dormir nas ruas de Londres para vivenciar a realidade da situação.

“Confiante de que podemos liderar e inspirar a compreensão, a empatia e o otimismo e de que é possível acabar com a situação de pessoas em situação de sem-abrigo”, escreveu numa carta aberta antes do evento.

A princesa Diana, que foi casada com o rei Carlos III, morreu aos 36 anos, a 31 de agosto de 1997, em Paris, num acidente de viação na Ponte das Almas. O namorado, Dodi Fayed, também morreu no mesmo desastre.