Um piloto da easyJet fez um loop no ar na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro, para mostrar aos passageiros a espantosa aurora boreal que pintava o céu.

Adam Groves, um passageiro que se encontrava no voo desde Reykjavik até Manchester conseguiu tirar algumas fotos que mostram o céu desenhado em tons de verde, roxo e rosa.

NASA fotografa aurora boreal que tem tanto de bonita como de perigosa
NASA fotografa aurora boreal que tem tanto de bonita como de perigosa
Ver artigo

O fotógrafo publicou as fotografias no Twitter onde explicou que tinha ido até à Islândia com a sua companheira para a pedir em casamento. Esperavam ter visto a aurora boreal nesse país tão conhecido por permitir ver com frequência este fenómeno da natureza, mas não tiveram sorte. Ainda que as nuvens na Islândia estivessem demasiado densas e o casal não tivesse conseguido experienciar a beleza em terra, puderam fazê-lo no ar.

"No meio do voo, o piloto apagou todas as luzes e a vista era pela janela esquerda. Estávamos sentados no lado direito e depois de dois a três minutos o piloto virou e deu uma volta de 360 ​​graus para que todos pudessem ver", explicou Adam na publicação.

O FlightRadar registou a trajetória do avião e confirma o relato do passageiro: o piloto fez mesmo um loop em cima do oceano e pode ver-se o local exato onde o avião virou.

Rota avião easyJet
Trajetória de voo do piloto da easyJet que decidiu dar uma volta de 360º para que todos os passageiros vissem a aurora boreal créditos: FlightRadar

Simplificando, a aurora boreal ocorre como consequência da atividade solar e resulta da colisões de eletrões e protões do vento solar com moléculas na atmosfera superior da Terra. De acordo com o Met Office, há maior probabilidade de se ver o fenómeno quando o céu está escuro e limpo, sem nuvens. Acontece com mais frequência entre os meses de setembro e abril.