A roda gigante do Highfield Festival, na Alemanha, pegou fogo pelas 21 horas deste sábado, 17 de agosto. Este acidente, cuja causa está ainda por determinar, resultou em cerca de 30 feridos, estando ainda 18 pessoas no hospital.
Este festival de música indie-rock começou na sexta-feira, 16, e acaba este domingo, 18. Acontece junto ao lago Störmthal, perto de Leipzig. No momento em que as duas gôndolas se incendiaram, era o rapper alemão Ski Aggu quem estava a atuar.
"Disseram-me ao ouvido que não devia cancelar o espetáculo sob quaisquer circunstâncias (...) Para mim, a prioridade era que a situação não evoluísse, o que felizmente se verificou", disse, citado pela "Sky News".
Ski Aggu adianta ainda que ficou "chocado" ao assistir a esta situação. As duas gôndolas ficaram totalmente queimadas. Os concertos foram suspensos durante duas horas, tendo os bombeiros conseguido extinguir o fogo.
Quatro dos feridos são polícias. Nas redes sociais, vários festivaleiros partilharam fotografias e vídeos da roda gigante a arder, sendo possível ver o fogo e o fumo, bem como o choque geral de quem estava na plateia.
No cartaz deste festival de música na Alemanha estão nomes como Macklemore, Rise Against, Peter Fox, Alligatoah, Cro, Provinz e Marsimoto. A primeira edição do Highfield Festival aconteceu em 1998.