A Câmara Municipal de Lisboa lançou, mais uma vez, a iniciativa gratuita comboios de bicicletas, que visa convidar as crianças a usarem a bicicleta para ir até à escola, acompanhadas de um grupo com mais alunos e um monitor por cada quatro passageiros menores.
A ideia dos comboios de bicicletas começou com um projeto piloto em 2019 com a participação de apenas três escolas e o sucesso foi tal que não só continua, como é feito um apelo para que mais crianças se juntem ao programa. "A coisa demorou a pegar porque, durante muito tempo, éramos os únicos e agora é que as pessoas estão a ver que é possível. E obviamente que com as infraestruturas que estão a ser criadas pela cidade fora, é impressionante o que está a acontecer", afirma João Bernardino, da Casa da Bicicultura, num vídeo publicado no site do município sobre a iniciativa.
Os comboios de bicicletas estão de volta em 2022 e a Câmara Municipal de Lisboa quer juntar mais alunos. Os educandos devem submeter a inscrição (gratuita) através do site, sendo que os únicos requisitos necessários são "ter equilíbrio razoável na bicicleta (sem rodinhas e já sem quedas frequentes); saber usar os travões e ter uma bicicleta em boas condições", anuncia o município. Os selecionados serão contactos por telefone para receber a confirmação da inscrição, que inclui seguro de acidentes pessoais de responsabilidade civil.
Existem oito linhas de comboios disponíveis associadas a diferentes escolas — como é o caso da Escola Básica do Parque das Nações e do Jardim-Escola João de Deus — compostas por monitores (no fundo, pais formados que aderiram ao programa, voluntários ou outros membros) e pelas crianças que se inscreveram no programa dos comboios de bicicletas que "visa sensibilizar e promover a adoção de hábitos de mobilidade ativos e sustentáveis nas deslocações para a escola".
Em conjunto, o percurso é feito a pedalar numa rota e horário pré definidos e em fila indiana até ao estabelecimento de ensino.
As inscrições devem ser submetidas aqui.