Há mais 90 mortes e 1303 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta segunda-feira, 15 de fevereiro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.

Às 00h desta segunda-feira entrou em vigor o 11º Estado de Emergência cujas medidas são idênticas ao anterior e mantêm-se agora até ao dia 1 de março. A principal diferença está no facto de passar a ser permitida a venda de livros e materiais escolares em supermercados e hipermercados. O confinamento obrigatório no domicílio continua a ser a principal regra, salvo em casos excecionais que já estavam previstos. Medidas como a proibição de circulação entre concelhos ao fim-de-semana, por exemplo, também se mantém bem como as aulas em regime online.

DGS reforça rastreio. Contactos de baixo risco passam também a ser testados à COVID-19
DGS reforça rastreio. Contactos de baixo risco passam também a ser testados à COVID-19
Ver artigo

Este domingo, 14 de fevereiro, passou a estar disponível, no portal COVID-19, o simulador online que permite às pessoas a partir dos 50 anos perceber se estão incluídas na lista da primeira fase da vacinação. Para perceber se está ou não incluído, basta inserir o número do SNS, a data de nascimento e o nome completo, tal como explicou Marta Temido frisando que, caso a pessoa não conste da lista mas saiba que tem critérios para tal, poderá "fazer a respetiva correção", cita o jornal "Público". Também os idosos a partir dos 80 anos podem consultar a lista de modo a verificar se estão ou não inscritos ou se existe algum erro a corrigir.

Questionada sobre a forma como os mais idosos e os doentes de risco elegíveis serão contactados para esta fase de vacinação, Marta Temido frisou que o contacto vai ser feito "por SMS, telefone ou carta". "Os nossos centros de saúde receberam a listagem das pessoas inscritas nesses centros de saúde. Se as pessoas estão numa destas circunstâncias, serão contactadas e a vacinação agendada", afirmou a ministra, citada pelo "Público".