Depois de pelo menos 16 estações meteorológicas terem registado temperaturas acima dos 40ºC esta segunda-feira, 22 de julho, com Santarém a chegar aos 43,6ºC, segundo o "Correio da Manhã", os termómetros poderão marcar valores ainda mais altos esta terça-feira, 23, estando a maior parte de Portugal continental sob aviso laranja para o tempo quente até às 18 horas de quarta-feira, 24. Posteriormente, passa a aviso amarelo até às 18 horas de quinta-feira, 25.

Saldos. 11 calções para aproveitar o calor sem gastar muito dinheiro (desde 5,99€)
Saldos. 11 calções para aproveitar o calor sem gastar muito dinheiro (desde 5,99€)
Ver artigo

Esta terça-feira, 23, o tempo estará quente, com céu “pouco nublado ou limpo”. Há a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental” e a temperatura mínima irá subir, além de existir uma “pequena subida da temperatura máxima no interior das regiões norte e centro e no Algarve”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os termómetros vão oscilar entre os 41ºC em Santarém, Évora e Beja (sendo que Portalegre, Castelo Branco e Braga deverão chegar aos 40ºC) e os 28ºC em Aveiro. No Porto, a máxima será de 34ºC e a mínima de 20ºC, enquanto que em Lisboa a máxima será de 37ºC e a mínima de 20ºC.

Na quarta-feira, 24, mantém-se o céu “pouco nublado ou limpo”, sendo que o interior norte e centro poderá apresentar períodos de mais nebulosidade durante a tarde. Há a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental” e a temperatura no litoral das regiões norte e centro irá descer ligeiramente, enquanto no Algarve se vai registar uma pequena subida.

Neste dia, Évora e Beja chegam aos 42ºC, Castelo Branco marcará 41ºC e Portalegre 40ºC, enquanto Aveiro ficará pelos 26ºC. No Porto, os termómetros vão oscilar entre os 28ºC e os 19ºC e, em Lisboa, entre os 37ºC e os 20ºC.

Já quinta-feira, 25, o céu estará “pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral oeste até ao meio da manhã e no interior das regiões norte e centro durante a tarde”. Haverá “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste” e a temperatura vai descer, especialmente a máxima e no litoral oeste.

Neste dia, nenhum distrito de Portugal continental deverá chegar aos 40ºC. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 39ºC em Castelo Branco e os 22ºC em Aveiro. No Porto, a máxima será de 26ºC e a mínima de 18ºC e, em Lisboa, oscilará entre os 28ºC e os 19ºC.

Na sexta-feira, 26, o céu estará “pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral oeste das regiões centro e sul até ao meio da manhã”, e a temperatura mínima irá descer ligeiramente.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio e, de acordo com os seus cálculos, vai manter-se até sábado, 27, segundo o “Correio da Manhã”.