Faltavam apenas 84 minutos para que chegasse ao fim o jogo Sporting-V. Guimarães, da 24.ª jornada do campeonato de futebol da liga NOS, quando Dário Essugo fez história. Substituindo João Mário, que já tinha recebido um cartão amarelo ao longo da partida, era a primeira vez que Essugo integrava o plantel da equipa principal do clube de Alvalade — tornando-se no jogador mais jovem de sempre da equipa a estrear-se em campo, com apenas 16 anos celebrados há uma semana.

O momento em que termina o jogo, sabe-se agora, foi um dos mais emocionantes com a vitória do Sporting por um a zero. É que assim que é soado o apito final, Dário Essugo desfaz-se em lágrimas abraçado aos colegas, num momento que se tornou viral na internet.

Momentos depois do final do jogo, o clube partilhou uma fotografia que mostrava Dário, ainda mais jovem, ao lado de João Mário — o jogador que substituiu no jogo deste sábado, 20 de março.

Vanessa Gomes. Conheça a primeira mulher portuguesa a arbitrar um jogo de futebol profissional
Vanessa Gomes. Conheça a primeira mulher portuguesa a arbitrar um jogo de futebol profissional
Ver artigo

"Dário Essugo, o jovem #MadeInSporting [que pode ser traduzido para "formado no Sporting"] que hoje joga com os seus ídolos", lê-se na legenda da publicação que, em poucos minutos, somou mais de 4 mil gostos e centenas de partilhas.

O médio de origem angolana fazia parte da formação do Sporting desde a temporada de 2014/2015 e a sua estreia superou a de Santamaria (que se estreou com 16 anos, 11 meses e 12 dias), assim como as de Marco Caneira (que entrou em campo ao serviço do Sporting com 17 anos e um dias) ou Joelsen Fernandes (17 anos, quatro meses e três dias).

A concretização de um sonho

Comparando com as estreias de outros jogadores de renome que passaram pelo plantel da equipa, Dário superou até as de Figo (17 anos, quatro meses e 27 dias), Paulo Futre (17 anos, cinco meses e 29 dias) e Cristiano Ronaldo (17 anos, seis meses e nove dias).

21 frases de Bruno de Carvalho que vão ficar para a história
21 frases de Bruno de Carvalho que vão ficar para a história
Ver artigo

A estreia surge depois de na terça-feira, 16 de março, Essugo ter marcado presença nos treinos da equipa principal do clube que é também o do irmão, Danilo, cuja renovação concretizou-se há poucos dias. Ambos os jogadores foram contratados ao Santa Maria, em 2014.

Terminado o jogo com o V. Gumarães, Essugo falou de uma "sensação indescritível" e de uma estreia que sempre ambicionou. "[Jogar pelo Sporting] é algo que sempre ambicionei. Sonhei com isto. Pode ter alcançado isso e poder ser o jogador mais jovem de sempre a estrear-se pelo Sporting é um motivo de orgulho e tenho de agradecer a toda a gente que contribuiu para que isto fosse possível", explicou à Sporting TV.

dário essugo
Dário Essugo junto da família e do irmão, também jogador do Sporting créditos: Dário Essugo/Instagram

Ainda que, em 2020, o médio tenha feito alguns jogos no escalão de iniciados (sub-15), este ano ainda não tinha entrado em qualquer jogo uma vez que, devido à pandemia, o futebol de formação se encontra em suspenso.  Quanto às promessas, garante apenas que irá "continuar a trabalhar, mais e mais, para conseguir alcançar mais objetivos individuais e coletivos".

Também o treinador da equipa, Rúben Amorim, reagiu à estreia emocionante do jovem de 16 anos, elogiando-lhe o talento e a capacidade de trabalho que tem vindo a demonstrar desde 2014.

"[Dário] é um miúdo com muito talento. [E esta] é uma mensagem para o jovens. Não interessa a idade. O Sporting está neste caminho. Aqueles miúdos que tiverem dúvidas entre clubes, sabem que aqui têm a porta aberta. Isso faz a diferença. Parabéns ao Dário, que fez por merecer. Foi chamado ao treino, cumpriu e mostrou muita qualidade nas duas semanas em que trabalhou connosco", referiu em conferência de imprensa.

Questionado sobre o que terá dito a Essugo antes de este se estrear em campo, Amorim recorda: "Disse-lhe: 'Vai sair o João Mário, quem tem [cartão] amarelo. Preciso de alguém que ajude o Palhinha. Quando tiveres a bola, tens mais liberdade do que o Palhinha.' Foi, basicamente, o que costumo dizer aos outros jogadores."