Renato Macedo, 27 anos e natural de Braga, esteve um ano e meio em coma depois de sofrer um acidente de viação. Acordou com 95% de incapacidade e pede ajuda para continuar com as terapias de reabilitação de forma a recuperar a independência.

GNR vai fiscalizar uso de cinto de segurança em crianças. Acidentes rodoviários são a principal causa de morte infantil em Portugal
GNR vai fiscalizar uso de cinto de segurança em crianças. Acidentes rodoviários são a principal causa de morte infantil em Portugal
Ver artigo

A família criou a página “Vamos ajudar o Renato” no Facebook, em 2020, onde mostra os progressos do jovem. As pessoas não ficaram indiferentes à sua história e o presidente da Câmara de Braga também a partilhou, revelou o jornal "O Minho".

O objetivo é angariar fundos para que Renato possa pagar o centro de reabilitação. Para isso, apelam ao contributo monetário para que possa “voltar a ser uma pessoa independente” e também à oferta de fraldas, cremes, resguardos ou suplementos alimentares nutritivos e de proteínas.

Renato é “totalmente dependente em todas as atividades da vida diária” e “alimentado e hidratado por gastrostomia endoscópica percutânea”. Apenas circula em cadeira de rodas com ajuda de alguém e, para comunicar, fá-lo através de um telemóvel, conforme descrevem na página.

Depois do acidente de viação, o jovem esteve dois anos em unidades de cuidados continuados e, atualmente, depende da mãe para tudo, nomeadamente para comer, beber, tomar banho, vestir-se, mudar a fralda, tomar medicação e ser transferido de um sítio para o outro.

Saiba como pode ajudar o Renato:

IBAN: PT50 0193 0000 1050 4564 8155 0
MB WAY: 
963534689 ou 913532394
Contato da mãe: 
963 534 689