
Marcelo Rebelo de Sousa foi abordado na quarta-feira, 4 de junho, por uma mulher que o acusou de inação face à crise na Palestina, e vídeos que andam a circular nas redes sociais mostram o presidente da República a agarrar a senhora pela parte de trás do pescoço. A situação aconteceu durante a sua visita oficial à 95.º edição da Feira do Livro de Lisboa, e a mulher pediu mesmo a Marcelo Rebelo de Sousa que a largasse.
Tudo começou quando o presidente da República estava a fazer a sua visita guiada à feira, que se encontra aberta ao público até dia 22 de junho no Parque Eduardo VII, e foi por volta das 14 horas que foi interrompido por uma mulher que se aproximou com um cartaz onde se lia "Há genocídio da Palestina". A senhora acusou ainda o Presidente da República de não fazer nada face à situação em Gaza, assim como o primeiro-ministro. Enquanto falava, Marcelo Rebelo de Sousa falava por cima, e agarrava a mulher pelos ombros.
“O primeiro-ministro não faz nada, o Governo não faz nada, isto é o assunto mais urgente da nossa vida e do nosso tempo. Eu estou aqui a trabalhar e achei que esta era uma oportunidade que eu não podia deixar passar”, começou por dizer a mulher. “Já falou sobre o senhor primeiro-ministro várias vezes”, ripostou o presidente da República, dizendo-lhe que até lhe ia dizer o que pensava. “Já vai dizer, tem todo o tempo do mundo para falar se quiser, os cidadãos não têm”, respondeu a mulher, acrescentando que ia existir uma manifestação no Camões às 18 horas daquele dia.
No entanto, o vídeo desta interação ficou viral depois desta conversa. Acontece que Marcelo Rebelo de Sousa, ao tentar responder à senhora, que se estava a querer ir embora, agarrou-a pela parte de trás do pescoço, fazendo com que a mulher se queixasse. “Não me agarre o pescoço”, dizia, ao mesmo tempo que o presidente da República não a largava. “Agora tem de me ouvir”, respondia Marcelo Rebelo de Sousa. A mulher lá conseguiu sair do aperto, saindo depois da frente das câmaras.
Os internautas no X (antigo Twitter), não gostaram desta atitude do Presidente da República, e acabaram por criticá-lo nas redes sociais. “Acabei mesmo de ver o presidente da república apertar o pescoço a esta mulher? Isto deve ser o pior minuto da presidência do Marcelo. Horrível”, “Isto não é bom, Senhor Presidente. Não se agarra uma pessoa pelo pescoço. Dá uma má impressão de si” e “Qual é o artigo da Constituição que permite que o PR agarre e prenda alguém pelo pescoço?” são alguns dos comentários.