A Ponte 516 Arouca foi anunciada como a "maior ponte pedonal suspensa do mundo" e não há melhor cartão de visita. Contudo, uma ponte no Nepal veio levantar dúvidas: tem 567 metros e é anunciada como "a mais comprida ponte pedonal suspensa do mundo". Já a nova ponte portuguesa, aberta ao público desde esta segunda-feira, 3 de maio, tem 516 metros, logo será menor do que aquela que está instalada sobre o rio Kaligandaki, em Baglung, no Nepal. Em que ficamos? A câmara de Arouca explica.

Em primeiro lugar, é esclarecido que a ponte do Nepal é "totalmente diferente no que respeita à sua dimensão e todas as outras características". Não só porque é uma "ponte de travessia rural", como pelo facto de não ter a mesma atenção de que esta nova ponte tem sido alvo. "Existe pouca evidência científica e mediática", diz a autarquia em comunicado. Em segundo lugar, na altura em que a Ponte 516 Arouca começou a ser construída, em 2018, esta era a maior ponte suspensa até ao momento inaugurada.

5 alojamentos para relaxar após a adrenalina de uma caminhada sobre a Ponte 516 Arouca
5 alojamentos para relaxar após a adrenalina de uma caminhada sobre a Ponte 516 Arouca
Ver artigo

"O gabinete que a projetou e os responsáveis autárquicos, depois de aturada pesquisa, chegaram à conclusão de que seria a maior ponte pedonal suspensa do mundo", continuou a câmara. Este estudo contemplou, além do comprimento, a altitude de 175 metros acima do rio Paiva, a utilização de engenharia de ponta e a "capacidade de albergar ao mesmo tempo duas mil pessoas", sublinha.

A inauguração da Ponte 516 Arouca estava inicialmente prevista para o verão de 2020, mas teve de ser adiada devido à pandemia da COVID-19, colocando a ponte do Nepal à frente do prazo. Segundo as poucas informações que existem sobre a ponte do Nepal, esta foi inaugurada em julho do ano passado.

Sobre esta mesma ponte, que liga a cidade de Kusma ao distrito de Baglung, um site de notícias do Nepal revelava intenção de torná-la candidata ao Guinness Book of World Records. Contudo, a candidatura ainda não avançou.

Apesar da polémica, a câmara de Arouca sublinha que esta em "nada belisca a grandiosidade da obra que Arouca tem para mostrar ao mundo" e, além de manter o slogan, mantém o orgulho na estrutura que tem colocado Arouca na boca dos portugueses e do mundo — com reflexo direto nas reservas.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.