Olena Zelenska, primeira-dama ucraniana, está em Portugal. Além de ter pisado palco da Altice Arena esta terça-feira, 1 de novembro, para abrir a cimeira tecnológica Web Summit, não conseguiu deixar de visitar uma instituição, em Cascais, que acolhe os seus compatriotas, que se viram obrigados a fugir da guerra na Ucrânia.

A visita foi anunciada no Instagram da primeira-dama, esta quarta-feira, 2. Na publicação, Olena Zelenska partilhou um conjunto de imagens que incidiam sobre a sua passagem pela SOS Ucrânia, liderada pelo presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a quem teceu um profundo e sentido agradecimento.

"As primeiras duas centenas e meia de deslocados da Ucrânia chegaram à vila portuguesa de Cascais em meados de março. As pessoas, que estavam em estado de choque por causa da guerra e da deslocação forçada, receberam imediatamente um acolhimento caloroso e atencioso neste centro de emergência", apontou a primeira-dama. De seguida, acrescentou que, neste momento, Cascais é a segunda localidade portuguesa que conta com o maior número de "pessoas deslocadas temporariamente", perfazendo um total de 3.310 cidadãos ucranianos.

Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, vai abrir a Web Summit
Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, vai abrir a Web Summit
Ver artigo

Olena Zelenska admitiu que as condições da instituição são "modestas", mas que os seus conterrâneos, forçados a fugir à situação hostil em que a Ucrânia se encontra, têm ali "tudo o que é necessário", podendo "permanecer no centro até que seja encontrado alojamento permanente" para estes.

"Há apoio jurídico gratuito, cursos de línguas, acesso à educação, cuidados de saúde, assistência na procura de emprego", frisou.

No fim, agradeceu a Carlos Carreiras pela sua "incrível hospitalidade" e enfatizou o facto de Cascais continuar a "enviar ajuda humanitária para a Ucrânia", sendo esta "irmandade" confirmada "a partir das ações" que o município tem levado a cabo. "Obrigado, Cascais! Obrigado, Portugal", concluiu Olena Zelenska.

Veja a visita de Olena Zelenska.