Sardinhas assada e cerveja na mão, manjericos com quadras, música de bailarico nas ruas, balões, ruas a abarrotar de gente... Ah, quem não tinha saudades? As Festas de Lisboa estão de regresso à capital e sem restrições, após dois anos de interregno.
Das tradicionais Marchas Populares a concertos de fado no Castelo de São Jorge, passando pelos sons da lusofonia da iniciativa Lisboa Mistura ao Arraial Lisboa Pride, a festa começa a 28 de maio, com o Concerto de Abertura na Torre de Belém, com Tito Paris como cabeça de cartaz, e só termina a 30 de junho, com um concerto alusivo aos 100 anos do Parque Mayer, no Terreiro do Paço.
A programação completa pode ser consultada aqui, mas deixamos-lhe alguns dos pontos altos deste mês (e picos) abençoado pelo Santo António (e, se São Pedro quiser, pelo bom tempo).
28 de maio
Concerto de abertura - Torre de Belém, 22h (entrada livre)
Tito Paris reúne no palco da Torre de Belém as vozes de Paulo Gonzo, Cremilda Medina, Joana Amendoeira e Djodje.
12 de junho
Marchas Populares - Avenida da Liberdade, 21h45 (entrada livre)
Os bairros lisboetas voltam a descer a avenida, reavivando uma tradição que começou nos anos 30 do século XX.
17 e 18 de junho
Fado no Castelo - Castelo de São Jorge, 22h (entrada livre, sujeita a levantamento prévio de bilhete no dia do espetáculo)
Ricardo Ribeiro e Teresinha Ribeiro atuam num dos locais mais belos de Lisboa, e contam com vários convidados especiais.
18 e 19 de junho
Lisboa Mistura - Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, 16h-24h (entrada livre)
Lisboa Mistura junta a “world music” aos bairros de Lisboa, gerando novas perspetivas de relacionamento entre diferentes escalas.
20 a 26 de junho
Bairro em Festa (Intendente, Pena, Anjos e Arroios)
Vários espaços do bairro acolhem um conjunto de iniciativas que incluem concertos, espetáculos e workshops para famílias, exposições, instalações, debates e cinema. Mais detalhes aqui.
25 de junho
Arraial Lisboa Pride - Praça do Comércio, 16h - 22h (entrada livre)
Uma festa de visibilidade e celebração das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, numa Lisboa que valoriza o orgulho, a diversidade, a igualdade, a inclusão e a integração.
30 de junho, 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de julho
Cineconchas - Jardim da Quinta das Conchas, 21h45
Sessões de cinema ao ar livre no segundo maior parque público da cidade. O primeiro filme a ser exibido é "Mais uma Rodada" e o último "Os Croods: Uma Nova Era". Consulte a programação aqui.
30 de junho
Concerto de Encerramento "Cheira a Lisboa" - Praça do Comércio, 22h (entrada livre)
Anabela, FF, Katia Guerreiro, Luís Trigacheiro, Lura e Marco Rodrigues recriam 22 clássicos para celebrar não só os 100 anos do Parque Mayer, mas também a história da música portuguesa.