Da próxima vez que estiver na estrada, fique atento para perceber se lá está este sinal de trânsito, que agora se vai começar a ver mais, graças ao novo tipo de radares — os de velocidade média —, que passam a ter uma sinalética própria. Fique a conhecer o H42.
Ao contrário dos outros, estes radares não explicitam a velocidade instantânea dos veículos. Em vez disso, calculam se os condutores percorreram dois pontos de um trajeto mais depressa do que aquilo que é permitido, registando a matrícula e também a hora de passagem.
Em Portugal, deverão existir dez radares de velocidade média, cuja localização não é fixa, podendo ser alternada entre 20 localizações, assim como refere o site "Pplware" com base na Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
O sinal de trânsito H42 indica que, na zona onde o encontrar, será calculada a velocidade na qual está a circular, para que possa ser definido se está a cometer uma infração do Código da Estrada (excesso de velocidade). Caso esteja, habilita-se a receber uma multa entre os 60€ e os 2.500€ (dependendo dos limites e excesso de velocidade a que seguia). Saiba onde vão estar estes novos radares.
Onde serão colocados estes radares?
- Aveiro - A41;
- Beja - En206 e IC1;
- Castelo Branco - IC8;
- Coimbra - A1 e EN109;
- Évora - A6 e IP2;
- Faro - EN398;
- Lisboa - A9, EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto - A3.
- Santarém - A1;
- Setúbal - EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1.