Depois de uns dias mais cinzentos, durante a semana mais festiva do ano o sol vai brilhar. O frio, no entanto, continua. Esta segunda-feira, 23 de dezembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma ligeira subida das temperaturas mínimas, e não há nenhum distrito com temperaturas negativas. No entanto, o frio vai continuar nas zonas do interior, como na Guarda, em Bragança e Vila Real, onde o termómetro vai oscilar entre os 1ºC e os 11ºC.

No Porto, a temperatura máxima será de 15ºC, enquanto que a mínima vai bater nos 8ºC, e Braga vai oscilar entre os 6ºC e os 16ºC. Coimbra e Castelo Branco terão temperaturas entre os 6ºC e os 14ºC, e Lisboa vai contar com mínimas de 9ºC e máximas de 16ºC. Setúbal sentirá um pouco de mais calor, com a máxima a registar 17ºC, assim como Sines, e o sul de Portugal vai ficar marcado pelo bom tempo: 10ºC de mínima e 19ºC de máxima para Faro. Nos arquipélagos, as temperaturas vão variar entre os 14ºC e os 19ºC, mas o céu vai estar nublado e existe a possibilidade de aguaceiros. 

Já na terça-feira, véspera de Natal, o IPMA prevê uma ligeira subida das temperaturas máximas, mas também uma ligeira descida das mínimas. Bragança volta às temperaturas negativas, com -1ºC de mínima, mas a máxima vai chegar aos 13ºC, e Braga, apesar dos seus 4ºC de mínima, vai chegar aos 18ºC de máxima. O Porto vai ter temperaturas a oscilar entre os 8ºC e os 16ºC. 

Em Coimbra, prevê-se uma mínima de 3ºC e uma máxima de 15ºC, e Setúbal vai chegar aos 17ºC, com mínima de 6ºC. Já em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre os 7ºC e os 15ºC, assim como em Sines, e Faro vai contar com mínimas de 8ºC e máximas de 18ºC. No entanto, apenas de o frio persistir, o sol vai brilhar em todo o País, prevendo-se céu limpo na maioria dos distritos. Na Madeira vai voltar a chover, e nos Açores o céu continuará nublado, com temperaturas entre os 13ºC e os 21ºC. Estas previsões são mais ou menos as mesmas que na quarta-feira, 25 de dezembro, dia de Natal. 

Neste dia, Guarda e Bragança voltam a registar 1ºC de mínima, e 9ºC e 11ºC de máxima respetivamente. Em Braga, o sol vai brilhar com as temperaturas a oscilar entre os 5ºC e os 18ºC, e o Porto contará com mínimas de 9ºC e máximas de 16ºC. Desta cidade para baixo, o céu vai estar mais nublado em todo o País, mas as temperaturas máximas continuarão acima dos 15ºC. Enquanto que Leiria vai registar temperaturas entre os 6ºC e os 18ºC, Lisboa terá uma mínima de 7ºC e uma máxima de 16ºC, assim como Santarém, e Portalegre contará com temperaturas entre os 8ºC e os 15ºC. 

Évora terá uma das mínimas mais baixas, de 4ºC, e terá uma máxima de 16ºC. No sul, Sines volta a ter 7ºC de mínima e 17ºC de máxima, e Faro será novamente o distrito com mais calor, com as temperaturas a oscilarem entre os 9ºC e os 19ºC. Já nos arquipélagos, a chuva vai dar tréguas neste dia de Natal, para poder aproveitar da melhor maneira, com mínimas de 13ºC e máximas de 18ºC nos Açores e mínimas de 17ºC e máximas de 23ºC na Madeira. 

Quinta-feira, 26 de dezembro, e sexta-feira, 27, Bragança e Guarda vão registar 0ºC de temperatura mínima, e o frio volta ao País, com todos os distritos a não chegarem aos 10ºC de temperatura mínima. O IPMA ainda não tem muitas informações sobre o final desta semana festiva, mas sabe-se que o céu vai estar nublado e com nuvens altas por todo o território nacional. No entanto, para dar um pouco de alegria, as máximas vão continuar altas, com Lisboa, Porto e Coimbra a chegarem aos 16ºC nos dois últimos dias da semana, Setúbal e Braga aos 17ºC, Leiria aos 18ºC e Faro aos 19ºC.