Depois de uns dias em que a chuva e o frio decidiram regressar em força a Portugal (muito devido à tempestade Cláudia, que inclusive fez três mortos e dezenas de feridos pelo País inteiro), parece que o mau tempo vai dar tréguas. A partir de terça-feira, 18 de novembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que as temperaturas continuem as mesmas, mas que a chuva e o vento vão abrandar significativamente.
Mas só a partir de terça-feira porque, na segunda-feira, 17, a precipitação vai continuar em força de norte a sul. Os únicos distritos que escapam são Bragança, Santarém e Faro, porque de resto está previsto um céu geralmente muito nublado durante a manhã, com períodos de chuva mais intensos também logo pela manhã. Quanto a temperaturas, Lisboa vai contar com mínimas de 13º e máximas de 18º, e no Porto vão oscilar entre os 10ºC e os 19ºC.
O distrito com a maior máxima será Braga, com 20ºC (e mínimas de 8ºC), e os distritos com a mínima mais baixa serão Bragança e Guarda, com 6ºC (e com máximas de 15ºC e 11ºC, respetivamente). Pelo meio, estão Leiria (entre os 7ºC e os 18ºC), Setúbal (entre os 12ºC e os 19ºC), Castelo Branco (entre os 10ºC e os 16ºC), Vila Real (entre os 8ºC e os 15ºC) e ainda Sines (entre os 11ºC e os 16ºC). Ou seja, além da chuva, conta também com um friozinho quando sair de casa, e não se esqueça do chapéu e do agasalho.
Já na terça-feira, 18 de novembro, as temperaturas vão continuar mais ou menos as mesmas, mas a chuva vai dar tréguas e só está prevista para o Arquipélago dos Açores. O céu, segundo o IPMA, estará pouco nublado ou limpo, e o sol vai brilhar em vários distritos - no entanto, a formação de geada pode acontecer no interior do País. Lisboa vai contar com temperaturas entre os 11ºC e os 19ºC, no Porto vão oscilar entre os 9ºC e os 18ºC e em Faro sobem para os 11ºC e os 21ºC. Neste caso, Faro e Sagres são os distritos de mais calor, com Sagres a ter as mesmas temperaturas.
No entanto, as mínimas vão descer em alguns distritos, a começar com Bragança, que vai contar com uma mínima de 2ºC (e máximas de 12ºC). Na Guarda prevê-se uma mínima de 3ºC (e máximas de 10ºC), e em Braga, Vila Real e Leiria a mínima esperada é de 5ºC (com máximas de 19ºC, 14ºC e 20ºC, respetivamente). Em Coimbra, as temperaturas vão estar entre os 9ºC e os 19ºC, enquanto que em Santarém vão oscilar entre os 9ºC e os 20ºC e em Beja entre os 9ºC e os 19ºC.
As previsões para o resto da semana ainda não são exatas, mas o IPMA avança que a chuva só deve voltar no próximo fim de semana, a 23 de novembro. Até lá, vai poder contar com céu geralmente limpo e temperaturas parecidas com as que vão estar no início da semana. No entanto, o Instituto esclarece que é possível que sinta um acentuado arrefecimento durante a noite, por isso o melhor é começar a tirar os pijamas mais quentinhos do armário.