Em novembro, ainda havia dias com temperaturas amenas, mas dezembro trouxe o frio consigo e agora é impossível sair de casa sem um casaco bem quente. Nesta semana que antecede o Natal, os termómetros vão marcar graus negativos, mas depois vai melhorar, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

15 pijamas quentinhos e cheios de estilo para combater o frio gelado deste inverno (desde 10€)
15 pijamas quentinhos e cheios de estilo para combater o frio gelado deste inverno (desde 10€)
Ver artigo

Na segunda-feira, 16 de dezembro, o céu estará “pouco nublado ou limpo”, “aumentando gradualmente de nebulosidade”. No nordeste transmontano e na Beira Alta, o céu vai estar “muito nublado” e poderá formar-se “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”. Haverá também a “formação de geada” no interior do norte e centro do País.

O distrito de Faro está sob alerta amarelo devido à agitação marítima das 6 horas deste dia até às 6 horas do dia seguinte. As regiões montanhosas e a costa sul da Madeira também estão sob alerta amarelo devido ao vento e à chuva.

Há distritos a atingirem temperaturas mínimas negativas, como é o caso do -4ºC da Guarda, os -2ºC em Bragança e o -1ºC em Vila Real. No Porto, a mínima é de 8ºC e a máxima de 15ºC, enquanto em Lisboa a mínima é de 7ºC e a máxima de 15ºC.

Na terça-feira, 17, passa a haver “períodos de céu muito nublado”, podendo chover, com maior probabilidade “no litoral a norte do Cabo Mondego a partir da tarde”. Haverá a formação de geada em alguns locais da Beira Alta e do nordeste transmontano, com a possibilidade de formar-se neblina ou nevoeiro matinal neste último. A temperatura deverá subir, especialmente no norte e centro.

Neste dia, não está previsto que nenhum distrito atinja temperaturas negativas, se bem que os termómetros vão oscilar entre os 0ºC de Bragança e os 21ºC em Sines. No Porto, a mínima é de 9ºC e a máxima de 19ºC, enquanto que em Lisboa a mínima é de 10ºC e a máxima de 19ºC.

Na quarta-feira, 18, o céu vai manter-se “em geral muito nublado” e vai chover, sendo menos provável no Baixo Alentejo e Algarve e mais intenso no Minho e Douro Litoral ao fim do dia. A temperatura vai voltar a subir, especialmente a mínima e no norte e centro.

Já na quinta-feira, 19, o céu vai estar “em geral muito nublado”, mas a nebulosidade vai diminuir gradualmente de norte para sul a partir da manhã. Também vai chover neste dia, mas a chuva passará gradualmente para aguaceiros de norte a sul. A temperatura vai descer ligeiramente nas regiões norte e centro.