Chama-se Urbby, é uma nova plataforma online com serviço de entregas, mas não é uma plataforma qualquer. Com a pandemia da COVID-19, foram muitos os estabelecimentos que se viram obrigados a mudar a forma de trabalhar. Recorrer a plataformas online passou a ser a solução para que os produtos pudessem continuar a chegar ao cliente, contudo a comissão que lhes é imposta faz com que nem todos possam pagar por um serviço de entregas. Mas, para esses, há agora uma solução.

A Urbby deverá começar a funcionar já em agosto e tem como objetivo apoiar o comércio local alimentar e não alimentar através de um serviço de entregas sem comissão. Em vez dos 30% a que estão sujeitas em várias outras plataformas, na Urbby as marcas pagam apenas uma subscrição mensal.

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"Há zero comissão, não mexemos na margem do lojista, mas pagam uma subscrição de um período de fidelização de dois anos —  o que nos permite fazer preços baixos. Para dar um exemplo, as loja mais pequenas (ou até as lojas fechadas) podem entrar na plataforma por 14,90€ por mês e vender para fora, de forma ilimitada, através do serviço de entregas dos nossos estafetas", explica à MAGG Solange Rocha, mentora da Urbby.

Da restauração às lojas de comércio local, na Urbby há espaço para apoiar todo o tipo de comércio local — até aquele que teve de encerrar portas nos últimos meses ou pretende iniciar um novo negócio agora.

"Temos aqui dois grandes grupos: primeiro estamos a querer ir ao retalho físico e depois temos algo muito importante, e que nos distingue muito, que é a possibilidade de qualquer pessoa que queira abrir uma loja online (ou que cozinhe em casa) poder abrir a loja na nossa plataforma pelo valor igual de 14,90€ — o que vai permitir criar milhares de empregos", continua a responsável pelo projeto.

Além dos benefícios já mencionados, as marcas aderentes podem ainda, diariamente, através do tablet que os liga à plataforma, alterar e mexer nos conteúdos da loja presentes no site. No caso do setor alimentar, por exemplo, podem alterar pratos diariamente ou colocar promoções consoante a vontade do responsável pelo estabelecimento.

"Se estiver muita gente em sala e o espaço não conseguir atender às entregas, basta desligar o tablet e na plataforma a loja fica automaticamente indisponível, para não haver atrasos para o cliente final", refere Solange, acrescentando que outra das grandes vantagens será ainda o facto de o lojista receber o valor das vendas em tempo real (e não apenas no prazo de 30 dias).

Numa fase inicial, os espaços aderentes recebem o tablet sem qualquer custo e têm ainda acesso à instalação da plataforma e formação por 50€. "Urbby significa um conceito urbano, mas nearby [perto], ou seja, de proximidade com os clientes. Vamos ter sempre um gestor de zona com quem os estabelecimentos podem falar, além do call center", explica, Solange, referindo que o call center dá apoio não só aos estabelecimentos, como também aos clientes.

Urbby

Apesar das grandes vantagens da Urbby estarem destinadas aos estabelecimentos aderentes, Solange refere que também o cliente final será recompensado uma vez que, devido ao facto de não haver cobrança por comissão, as marcas não se veem obrigadas a aumentar os preços dos produtos para o cliente final.

Para já, ainda não estão definidos todos os locais que vão receber inicialmente o serviço de entregas da Urbby, mas a ideia é chegar a todo o País. "Já temos equipas de norte a sul do País a trabalhar, mas vamos abrir de forma faseada para que toda a questão logística esteja certa. O nosso objetivo é, em três meses, cobrir pelo menos metade do território nacional", remata a mentora do projeto.

Todas as informações podem brevemente ser consultadas no site da Urbby. A plataforma de encomendas estará ainda disponível para IOS e Android.