O batom é um dos produtos de maquilhagem mais antigos da história da Humanidade e este sábado, 29 de julho, é o dia em que o celebramos. Claro que a versão que conhecemos hoje em dia já sofreu algumas alterações, mas a verdade é que a origem deste produto remonta a épocas bem mais remotas.

Da Mesopotâmia ao antigo Egito, tanto homens como mulheres utilizavam versões mais rudimentares, recheadas de substâncias naturais como pigmentos de plantas e frutas, para dar um toque colorido aos lábios. Mas foi na Grécia Antiga e no Império Romano que o uso do batom ganhou maior popularidade, tornando-se, além de um mero produto de beleza, um símbolo de estatuto, de acordo com o "Daily Jstor".

Testámos o batom de longa duração da Maybelline. Será que aguenta mesmo 16 horas na boca?
Testámos o batom de longa duração da Maybelline. Será que aguenta mesmo 16 horas na boca?
Ver artigo

E se, com o passar dos séculos, há coisas que vão ficando obsoletas e das quais nos vamos esquecendo, o batom não foi uma delas – pelo contrário, a sua popularidade foi evoluindo, refletindo as mudanças culturais e sociais. Por exemplo, só o batom vermelho foi a escolha de eleição de divas de Hollywood ou da realeza, tendo sido utilizado até como arma política, aquando da II Guerra Mundial.

Com o passar do tempo, foram surgindo novas técnicas de confecção, bem como novos ingredientes, e o resultado é aquele que vemos hoje: uma vasta gama de cores, texturas e fórmulas que servem os gostos daqueles que não dispensam uma pitada de arrojo nos looks diários. E até há uns que são criações disruptivas, tanto pela embalagem como pelas fórmulas.

Para celebrar o Dia Internacional do Batom reunimos várias opções diferentes para si. Daqueles que têm as embalagens mais interessantes aos que contam com tons mais diferentes, passando até por aqueles que mudam de cor consoante o pH dos lábios, qualquer uma será indicado para sair da sua zona de conforto durante a efeméride.

Carregue na fotogaleria.