A indústria da perfumaria de autor está a passar por uma era dourada, fruto do facto de o interesse dos amantes de beleza por fragrâncias pouco convencionais estar a aumentar de forma astronómica. Contudo, isto vem de mãos dadas com um dilema: a ascensão dos dupes e imitações (olá, ambientador da Mercadona), que também se multiplicam nas redes sociais e, embora democratizem o acesso a fragrâncias aspiracionais, também colocam em causa a autenticidade das criações originais.

Ainda assim, no meio deste cenário competitivo, há perfumes que resistem a todo o custo e outros que se transformam, além de objetos de desejo, em ícones absolutos da perfumaria. E poucos atingiram esse estatuto de forma tão avassaladora como o Baccarat Rouge 540, da Maison Francis Kurkdjian, que celebra em 2025 o seu décimo aniversário. Prova desta popularidade inesgotável é o facto de, pelo mundo fora, ser vendida uma unidade a cada 30 segundos, de acordo com um comunicado da marca.

Mas, afinal, o que explica este fascínio? Então, parte dele reside na sua singularidade. Enquanto muitos perfumes entram e saem de moda, o Baccarat Rouge 540 consolidou-se como um clássico contemporâneo, resistindo à enxurrada de imitações com a confiança de quem dita tendências em vez de as seguir. No entanto, a forma como surgiu no mercado também foi responsável pelo impacto que gerou, sendo que, desde o primeiro minuto, foi pautada pela exclusividade.

Isto é, a sua história remonta a 2015, quando nasceu como uma edição limitada de apenas 250 frascos, criada para assinalar o 250.º aniversário da casa de cristal Baccarat, cujo lote esgotou num tirinho. Entretanto, de acordo com a "Wallpaper Magazine", o entusiasmo foi tão grande aquando da passagem da fragrância para a linha permanente que o stock previsto para os seis meses que se seguiam desapareceu em apenas um.

No que diz respeito ao nome, este também não foi pensado acaso. Além do óbvio, de ser uma das casas de cristal mais prestigiadas do mundo, é também uma homenagem à alquimia do vidro, uma vez que é aos 540 graus Celsius que o cristal adquire o icónico tom vermelho-rubi. Essa ligação ao excecional marcou desde o início o destino da fragrância, concebida por Francis Kurkdjian, um dos mestres da perfumaria contemporânea.

Quanto às notas, há jasmim e açafrão com âmbar cinzento e madeira de cedro. A intensidade discreta do Eau de Parfum abriu caminho, mais tarde, a uma versão ainda mais ousada – o Extrait de Parfum, que aprofunda a dimensão sensual da criação e lhe acrescenta um toque de amêndoa amarga. O perfumista explicou esta construção em três dimensões (Aura do Ar, Aura do Fogo e Aura Mineral), um jogo de contrastes que ajudou a fixar o perfume como uma referência na alta perfumaria.

OTRO Perfume Concept. Marca portuguesa de fragrâncias de luxo abre nova loja. Saiba onde fica
OTRO Perfume Concept. Marca portuguesa de fragrâncias de luxo abre nova loja. Saiba onde fica
Ver artigo

Ainda assim, o impacto deste perfume não se mede apenas em números. O produto conquistou também um lugar no imaginário cultural, sendo presença constante em rotinas de celebridades como Olivia Rodrigo, que revelou que "praticamente se banha nele", ou a cantora mexicana Belinda, que referiu ser a sua escolha pessoal, assim como Bad Gyal, que chegou a usá-lo como inspiração para escrever a letra de “Chulo”, associando-o às memórias de Miami.

O perfume está à venda nos locais habituais, como o site e as lojas da Skinlife. O preço vai dos