Se é daquelas pessoas que está cansada de retocar as sobrancelhas todos os dias, delinear os lábios de hora em hora, ou disfarçar a linha do couro cabeludo que continua a recuar, há uma nova solução para os seus problemas. A resposta é a micropigmentação. Mas se a ideia o assusta, não se preocupe, a boa notícia é que é semi-permanente.
Perguntámos à micropigmentadora e fundadora do "Angel’s Health and Beauty Institute" Angella Lemos, tudo o que precisa de saber em relação a esta técnica e porque é que este é o novo processo de beleza a ser feito.
O que é a micropigmentação?
Trata-se de uma técnica que consiste em implantar pigmento na camada subcutânea da pele. A grande diferença entre esta e outras técnicas é que há uma consciência do local exato a implantar o pigmento para que seja obtido um resultado com aspecto bonito e natural. A micropigmentação é capaz de devolver o aspecto saudável, belo e jovial perdido ao longo dos anos, e não é aplicável apenas nas sobrancelhas, como é por exemplo o caso do microblading. Aqui, boca, olhos, aréolas dos mamilos, couro cabeludo e manchas de vitiligo podem todos ser tratados e ganhar um novo visual depois do procedimento.
É uma tatuagem?
A técnica da micropigmentação não é e nem poderia ser uma tatuagem por alguns motivos. Primeiro porque atua na camada mais superficial da derme, mais precisamente na derme papilar. Já a tatuagem atua na camada mais profunda da derme, ou seja, na derme reticular e, dependendo da técnica utilizada pelo tatuador, pode atingir até a hipoderme (camada mais profunda da pele). Tecnicamente, quanto mais profundo esse pigmento for implantado mais a probabilidade desse pigmento saturar, ou seja, ficar azulado, acinzentado ou esverdeado. Outras diferenças entre a micropigmentação e a tatuagem é o tipo e tamanho da agulha e aparelhagem, assim como a composição dos pigmentos. Regra geral os pigmentos utilizados na micropigmentação são orgânicos. Já os pigmentos para a realização da tatuagem são inorgânicos e sintetizados.
Dói fazer uma micropigmentação?
A sensação de dor é muito relativa, pois está relacionada com a sensibilidade de cada pessoa. Mas, regra geral, após a realização do design utiliza-se um anestésico em pomada e aguarda-se entre 15 a 20 minutos para iniciar a micropigmentação propriamente dita. Ou seja, sem nenhuma dor ou desconforto.
Como é o antes e o depois?
Qual o custo deste procedimento?
O valor da micropigmentação começa a partir dos 200€ dependendo da zona a ser micropigmentada (sobrancelhas, lábios, eyeliner etc), lembrando que há sempre a necessidade de um retoque para potencializar a cor 30 dias depois para sobrancelhas e eyeliner e 60 dias depois para micro labial.
Qualquer pessoa o pode fazer?
Por norma, realiza-se uma avaliação com o cliente para saber um pouco sobre o seu estado de saúde ou possíveis limitações. Assim como alguns conselhos pré micropigmentação, como é o caso da micropigmentação labial. O procedimento não é recomendado a clientes grávidas ou lactantes, hemofílicos, depressivos, com um estado febril, com propensão à queloide, em processo de quimioterapia, com diabetes não controlada, doenças de pele agudas e crônicas (exe: Lúpus), anemia, doenças cardíacas, HIV+, alergias, glaucoma ou doenças cardíacas.
Quais os cuidados pós procedimento de micropigmentação?
O cliente deverá ter cuidados que evitam a exposição às bactérias e ajudam na fixação do pigmento na pele. Os cuidados pós aplicação podem durar em média uma semana, dependendo do tempo de cicatrização de cada organismo. Há que estar ciente de que a micropigmentação com o processo de cicatrização tende a clarear, assim como descamar, e que dependendo dos cuidados e do tipo de pele, 1 ou 2 retoques serão necessários para uma durabilidade de até 1 ano.