
Alice Alves, conhecida apresentadora da TVI de 38 anos, revelou no seu Instagram que lhe foi diagnosticada uma anemia, e aproveitou a revelação para deixar uma mensagem importante sobre o que os outros falam sobre a nossa vida. A apresentadora, que agora se encontra afastada da televisão, explicou que começou a perder muito ferro depois de uma complicação que teve no pós-parto, e afirmou que apenas não foi diagnosticada mais cedo porque, para ela, o que imperou foi o “senso comum” das outras pessoas.
“O senso comum é comum, mas às vezes não é senso. Passo a explicar: eu não costumo fazer um tipo de partilhas mais pessoal (...), mas fui à farmácia comprar ferro, estou com uma anemia há já algum tempo. Detetei-a tarde, quando a detetei já estava com níveis muito, muito baixos de ferro, e fui à farmácia comprar o ferro prescrito”, começou por dizer. “E a farmacêutica que me atendeu, que era impecável, disse ‘Alice, eu não consigo perceber, tantos jovens agora que me aparecem aqui com anemia”, continuou.
“E eu disse ‘olhe, eu sei que já fiz muita coisa errada, agora consigo perceber o que é que aconteceu comigo, mas com os outros cada organismo é um organismo”, disse Alice Alves, que explicou depois que decidiu falar sobre o seu caso porque, apesar de existirem assuntos em que o tal “senso comum” tem de entrar, isso não acontece. Para a apresentadora isso, na verdade, prejudicou-a de várias formas diferentes. “A primeira é: eu dizia que estava cansada e ouvia muito esta frase ‘estás cansada é normal, tens um filho’. E ouvia esta frase mil vezes”, revelou.
“O que é que esta frase fez? Com que eu não fosse logo procurar a causa do meu cansaço (...). Eu fazia quase tudo aquilo a que me propunha mas com um enorme esforço, era mesmo uma exaustão muito grande a dada altura. Isto porque eu tive uma complicação no pós-parto da Benedita, que não é comum acontecer mas aconteceu comigo, e isso levou a que eu tivesse uma perda de ferro acentuada sem me aperceber”, explicou ainda Alice Alves. “E entretanto isso foi agravando com o tardio diagnóstico e com o não fazer refeições ditas completas”, disse.
No entanto, a apresentadora não se fica por aqui. “E outra coisa em que também entrou o senso comum, e daí eu deixar aqui este alerta, é uma coisa que eu adoro e vejo muitos jovens com copos enormes na mão: o café. Eu adoro café, e a verdade é que o café inibe a absorção do ferro. O senso comum é qual? É ‘estás cansada? bebe um cafézinho para arrebitar, bebe um café para despertar’. E isto era o que eu fazia, lá estava eu a ir no senso comum e a prejudicar-me a olhos vistos. O café não é o inimigo aqui, não é essa a mensagem, é só o senso comum que às vezes é o inimigo”, explicou.
“Portanto informem-se com os vossos profissionais de saúde para saberem qual é o hábito que vos está a prejudicar. E só tomo um café depois do almoço, começou-me a cair cabelos às mãos cheias e foi aí que eu percebi que alguma coisa não estava bem comigo. Já me sinto muito melhor, com outro ânimo, com outra vida, ainda não estou no meu melhor mas já estou bem melhor”, revelou Alice Alves. “Em vez de estar a lutar comigo estava a lutar contra mim. Vim só fazer este vídeo para não deixarem que o senso comum impere mais do que a verdadeira sabedoria”, rematou.