Lamine Yamal, uma das maiores promessas do futebol europeu, está no centro de uma polémica, após ter contratado anões para assegurarem o entretenimento na sua festa de 18 anos, este domingo, 13 de julho.

A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) considera o ato discriminatório e ofensivo e já anunciou que irá avançar com uma queixa formal contra o jogador do Barcelona.

Jovem promessa espanhola passa férias em Portugal após ganhar Euro2024. Saiba onde está Lamine Yamal
Jovem promessa espanhola passa férias em Portugal após ganhar Euro2024. Saiba onde está Lamine Yamal
Ver artigo

A festa teve lugar numa luxuosa quinta em Sitges (Espanha), que custa cerca de 40 mil euros por semana, e contou com cerca de 250 convidados. Entre os presentes estiveram estrelas do futebol como Lewandowski, Raphinha e Gavi, artistas como Bad Gyal e Ozuna, o piloto de Fórmula 1 Charles Leclerc e várias influenciadoras.

O evento foi pautado por luxo e controlo, já que os telemóveis estavam proibidos e havia dress code. Já a animação "humilha" pessoas com nanismo ao tratá-las como espetáculo, para a ADEE.

A presidente da associação, Carolina Muñiz Puente, condenou publicamente o incidente em comunicado, afirmando que “é absolutamente inadmissível que, em pleno século XXI, se recorra a pessoas com nanismo como simples diversão”. A ativista lembra que esta prática está legalmente proibida em Espanha pela Lei Geral dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Rapidamente chegaram às redes sociais vídeos da festa, apesar da proibição de registos. A associação ADEE defende ainda que figuras públicas têm responsabilidade social e ética, e que atitudes como esta perpetuam estereótipos degradantes. “Quando uma pessoa com influência social participa neste tipo de situações, o dano é ainda maior, porque se transmite à sociedade — especialmente aos jovens — que a discriminação é aceitável”, notou, ainda, no site oficial da ADEE.

Se a denúncia avançar, o jogador poderá enfrentar uma multa de até um milhão de euros. Até ao momento, nem Yamal nem o FC Barcelona se pronunciaram sobre o caso. O jovem já se apresentou para os exames médicos de pré-temporada e prepara-se para assumir a camisola 10 do clube catalão, sucedendo oficialmente a Ansu Fati.