O filho da infanta Elena de Espanha é notícia amiúde no país vizinho, e nunca pelas melhores razões. Desta vez, o jovem de 24 anos protagonizou uma discussão que envolveu facas à porta da discoteca Vandido, na rua Goya, em Madrid, onde está de Erasmus, no dia 25 de novembro. A polícia está a investigar o caso.
Quando os agentes chegaram ao local, encontraram sangue abundante no chão e no retrovisor de um carro. Um porteiro que viu o sucedido confirmou o confronto entre dois grupos de jovens alcoolizados. O motivo da confusão não é claro, mas suspeita-se que esteja relacionado com um dano causado a um veículo estacionado nas proximidades. Um dos amigos de Froilán teve um ferimento de 2,5 centímetros no antebraço depois de levar uma facada. Froilán já se envolveu em vários conflitos, mas é a primeira vez que envolve armas brancas.
Froilán já não estava no local quando os agentes chegaram, uma vez que foi de táxi para um hospital próximo com o seu amigo ferido, confirmaram os agentes. O outro grupo envolvido na confusão foi apanhado pelos agentes a fugir num BMW vermelho.
Segundo o El Confidencial, houve cerca de 30 pessoas envolvidas e a Polícia Nacional abriu um processo por crime punível com pena de três meses a um ano de prisão. Isabel Mateos Pérez Iñigo, conhecida por La Pechotes, também foi identificada pelos agentes.
A irmã mais nova de Froilán, Victoria Federica, também tem estado envolvida em várias polémicas e incidentes, vários dos quais com o irmão. Além de, na pandemia, terem sido fotografados várias vezes sem máscara, violando as normas impostas pelas autoridades sanitárias, foram multados por estacionamento indevido e, mais recentemente, o El Confidencial noticiou que, no mesmo período de tempo em que se deu a altercação na discoteca em Madrid, os irmãos tiveram um acidente de carro no bairro de Salamanca, na capital espanhola.
Froilán já tem um problemático histórico de confusões na noite. Em julho, quando comemorava o seu aniversário no clube noturno Opium Beach Club, em Marbella, um cliente local disparou contra um grupo e cinco pessoas ficaram feridas. Em abril, envolveu-se numa discussão num bar em Las Vistillas, em Madrid, depois de tentar ultrapassar na fila para a casa de banho.
Com apenas 13 anos de idade, o sobrinho do rei de Espanha disparou sobre o próprio pé durante uma caçada. Além disso, é público o seu mau desempenho escolar, o que obrigou os seus pais a mudá-lo de colégio várias vezes.
Terminou o curso de Business Administration na CIS, The College for International Studies, uma faculdade privada de Madrid, tendo chumbado um ano. Quando começou a pandemia, em 2020, estava a fazer um estágio mas viu-se obrigado a regressar a Espanha. Atualmente, não tem qualquer ocupação, pelo menos que seja do conhecimento público.