Viktor Gyökeres foi esta segunda-feira, 16 de dezembro, eleito o melhor jogador sueco do ano na época de 2024/2025. Numa escolha feita pela Federação Sueca de Futebol e pelo jornal “Aftonbladet”, o atleta de 26 anos do Sporting Clube de Portugal conquistou o maior prémio entregue por esta parceria depois de uma “pontuação incomparável”, como escrevem no site oficial, e do sucesso conquistado tanto em terras portuguesas como enquanto jogador da seleção nacional da Suécia.
“Viktor Gyökeres recebe a Bola de Ouro pelo seu desempenho no clube Sporting CP e na selecção nacional. Não há nada mais difícil no futebol do que marcar golos e conquistar títulos, e ninguém fez com que isso parecesse mais fácil do que Viktor Gyökeres. Com trabalho árduo e qualidades únicas, tornou-se um líder ofensivo tanto da seleção nacional como do Sporting”, lê-se no comunicado da Federação Sueca de Futebol, que acrescenta que o atleta é, nos dias de hoje, “uma estrela muito procurada na Europa”.
Em declarações à federação sueca, Viktor Gyökeres agradeceu o apoio de todos aqueles que o acompanharam neste percurso, e no Instagram acabou por deixar uma palavra de agradecimento a todos os adeptos. “Um sonho de infância que não teria sido possível sem a minha família, os meus amigos, os meus companheiros de equipa e todos os adeptos. Muito obrigado”, escreveu. Além disso, o clube português também não deixou passar esta conquista- “Orgulho, Leão!” e “O nosso número 9” foram alguns dos comentários deixados pelo clube nas várias publicações da federação sueca e do jornal local.
Viktor Gyökeres já conta, até à data da publicação deste artigo, com 61 golos no ano civil de 2024, tornando-se no jogador a atuar em Portugal com mais golos marcados. A sua vida profissional começou desde cedo, com o pai, Stefan Gyökeres, a aperceber-se rapidamente do talento do filho - algo possivelmente hereditário, uma vez que o pai do jogador sueco foi também jogador profissional, e é ainda hoje um nome bastante respeitado na zona onde a família cresceu, em Estocolmo, segundo o site “BBN Times”. A mãe, Sofia, e a irmã, Clara, também sempre apoiaram o sonho do jogador, vendo-o muitas vezes a superar-se a si mesmo para conseguir ser o melhor dentro de campo.
No entanto, diretor de um clube local, Stefan Gyökeres manteve o filho por baixo da sua asa durante 10 anos, no IFK Aspudden-Tellus, conseguindo convencê-lo a não dar o salto para o futebol profissional tão cedo na sua vida, até que um olheiro lhe meteu os olhos em cima aos 16 anos, de acordo com a “Tribuna”. A mudança para o clube Brommapojkarna foi rápida, apesar de uns contratempos no início, uma vez que Viktor Gyökeres ainda não tinha conquistado a confiança total do clube, mas, como se pode ver em 2024, tudo correu da melhor maneira.
Quanto à família, apesar de não publicarem muita coisa, os pais de Viktor Gyökeres estão sempre presentes na bancada do Sporting CP a apoiar o filho, e já disseram publicamente, citados pelo jornal desportivo “A Bola”, que gostavam que o atleta continuasse a atuar em Portugal. “Pessoalmente espero que continue no Sporting, mas isso não é comigo, é com ele. O Viktor continua a melhorar e espero que continue assim na sua carreira”, disse Stefan Gyökeres. Quem também gostaria que Viktor Gyökeres ficasse pelo País é a atriz Inês Aguiar, que, no início de janeiro, roubou o coração do jogador sueco.
Em março, a atriz de 26 anos não desmentiu o namoro quando perguntada sobre a possível relação, dizendo apenas que queria deixar a vida privada em privado, de acordo com a “Flash”, mas ao longo dos meses foi visível a aproximação do casal. O par foi visto junto no aeroporto de Lisboa também no mês de março, a atriz esteve nos festejos no Marquês de Pombal quando o Sporting se sagrou campeão em maio e, quando foram ao restaurante Las Dos Manos do chef Kiko Martins, em Lisboa, no mesmo mês, a visita ficou registada nas redes sociais. Em junho, Adriano Silva Martins, no programa “Noite das Estrelas” da CMTV, confirmou que Viktor Gyökeres já tinha estado com toda a família de Inês Aguiar na quinta da sua família.