Inês Aires Pereira, 34 anos, foi nomeada pela primeira vez para a XXVII edição dos Globos de Ouro, cerimónia que vai acontecer a 1 de outubro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, nomeadamente para personalidade do ano na categoria de Entretenimento.

É a estreia de Inês Aires Pereira na corrida aos Globos de Ouro. Conheça todos os nomeados
É a estreia de Inês Aires Pereira na corrida aos Globos de Ouro. Conheça todos os nomeados
Ver artigo

A atriz tem dado muito que falar depois de ter sido uma das participantes do “Taskmaster”, na RTP1, ter percorrido o País com o espetáculo “Nem a Ponta do Mindinho”, com Raquel Tillo, e atualmente estar em digressão com o espetáculo de comédia “Portátil” com o grupo de humor brasileiro “Porta dos Fundos”.

Mas afinal quem é Inês Aires Pereira? O seu percurso não começou agora e já vem de há alguns anos. Depois de fazer muitos “teatrinhos” e de perceber que se sentia uma atriz quando era acólita, estreou-se em 1999 ao apresentar um prémio no Portugal Fashion. Impressionou Teresa Guilherme, que esteve encarregue desse casting na altura, que até disse à mãe da atriz que a filha era “uma artista”, conforme escreve a “GQ”.

Apesar de ter tentado entrar no Conservatório, os nervos levaram a melhor e acabou por não entrar, tendo ingressado na ACT – Escola de Atores, onde fez formação na área. Vivia no Porto e, como não arranjava trabalho na área, acabou por se mudar para Lisboa à procura de mais oportunidades. Começou por trabalhar num restaurante no Lx Factory, e quando começou a fazer televisão, não adorou a experiência, tal como contou no programa "Goucha", na TVI.

Estreou-se em televisão na série juvenil “Rebelde Way”, em 2008 e 2009 na SIC, e também integrou o elenco de “Lua Vermelha”, em 2010 e 2012 no mesmo canal, e da série cómica “Os Compadres”, de 2011 a 2013 na RTP.

Mais tarde, estreou-se em apresentação depois de vencer a oitava edição do casting do “Curto Circuito”, na SIC Radical, de onde já tinham saído nomes como João Manzarra, Rui Maria Pêgo ou Maria Botelho Moniz, e esteve no programa entre 2014 e 2016.

Em televisão, Inês Aires Pereira, atualmente, veste a pele de Alice Barros em “Para Sempre”, na TVI, e já integrou o elenco de outras telenovelas portuguesas, tendo dado vida a Inês na “Rainha das Flores”, na SIC, e a Camila em “Paixão”, na SIC. Também fez parte de “Sara”, a série escrita por Bruno Nogueira e transmitida na RTP1 e, também neste canal, foi a vencedora do programa “Dança Comigo”.

No teatro, destacou-se no musical “Avenida Q” e “A Pior Comédia do Mundo”. Em 2020, durante o confinamento devido à COVID-19, Inês Aires Pereira fez parte do pequeno grupo de figuras que aparecia nas lives de Instagram de Bruno Nogueira, “Como é que o Bicho Mexe?”, fazendo companhia a muitas pessoas e dando-se a conhecer melhor ao público.

Quem são a Neuza, o Pateta, a Aninhas e a Chica

Inês Aires Pereira tem ainda dentro de si várias personagens. Neuza, provavelmente a mais conhecida, é uma mulher do Porto e cheia de garra. Apesar da atriz já fazer esta personagem há bastante tempo, foi depois de Diogo Faro a convidar para fazer um espetáculo como Neuza que Inês ganhou fãs, ao ponto de ter sido presença assídua no programa “Cristina ComVida”, de Cristina Ferreira, na TVI.

Também existe o Pateta, que é um dealer de droga, a personagem preferida do namorado, David Ferreira da Silva, também adorado pelo público. Além disso, faz de Aninhas, uma influenciadora beta da Foz e que tem o sotaque bastante marcado. Ainda há a Chica, uma criança, mas que não mostra a ninguém.

Inês Aires Pereira também dinamiza bastante as redes sociais, mostrando o seu dia-a-dia, a dinâmica com os filhos, Alice e Joaquim, com o namorado, interpreta as suas personagens e já conquistou 499 mil seguidores no Instagram. A atriz viu este número aumentar bastante ao participar em “Como é que o Bicho Mexe?”, assim como a interação das pessoas para consigo. Desde então que já trabalhou com várias marcas bem conhecidas, como Frize, Boticário, Worten, Too Good To Go, Compal, HBO, Continente, Sagres, Lays, Moey, entre outras.

Do sonho de ser mãe às complicações na segunda gravidez

Quanto à maternidade, Inês Aires Pereira sempre quis ser mãe. Tem dois filhos, Alice, 3 anos, e Joaquim, 1 ano, frutos da relação com David Ferreira da Silva, com quem namora há quatro anos. A segunda gravidez foi mais conturbada para a atriz, tendo sofrido um descolamento da placenta.

Prestes a entrar em direto no programa “Cristina ComVida”, começou a perder sangue e foi de imediato para o hospital, chegando a pensar que iria perder o bebé. Meses mais tarde, a atriz contou no programa “Dois às 10” que foi um segurança do hospital que percebeu que algo não estava bem e foi pedir ajuda com a atriz ao colo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.