O intérprete do êxito de 1995 "L’ombelico del mondo" foi a grande estrela da primeira noite do Festival de Sanremo, o certame de música italiano que elege o representante no Festival Eurovisão da Canção.

Jovanotti foi o convidado de honra desta terça-feira, 11 de fevereiro, e demonstrou que, aos 58 anos e depois de ter um ultrapassado um grave problema de saúde que o deixou às portas da morte, está em grande forma física.

Em julho de 2023, enquanto estava de férias em Santo Domingo, na República Dominicana, Lorenzo Cherubini (nome de nascimento de Jovanotti) deu uma queda grave, que resultou numa fratura na clavícula e três no fémur. Depois de ser operado de urgência e de um mês de recuperação em Santo Domingo, foi transportado de jato privado para Madrid e, depois, para Itália.

No entanto, numa das cirurgias a que foi submetido o cantor contraiu uma infeção que lhe podia ter custado a vida. "Estava na ambulância com a minha perna toda torcida e os médicos estavam prontos para me reanimar. Quase morri de sépsis [resposta extrema do sistema imunitário a uma infeção grave, que pode levar à falência dos órgãos e até à morte]. Uma bactéria estava literalmente a roer o osso da minha perna", disse em 2024 em entrevista ao "Corriere della Sera".

Após ter contraído a infeção, o cantor foi submetido a uma segunda cirurgia, durante a qual perdeu quatro litros de sangue. "Pensamos que a morte só acontece aos outros. Não pensem assim, isto faz parte da evolução", disse o cantor italiano. Em julho de 2024, numa publicação nas redes sociais, o cantor celebrou um ano de recuperação. "Muito trabalho, um ano de fisioterapia diária, e que vai continuar, mas boas notícias para mim e para os que me amam, está tudo a correr bem."

Em 2020, o cantor também viveu uma fase difícil quando Theresa, a sua única filha, fruto do casamento com Francesca Valiani, foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin. A ilustradora, atualmente com 26 anos, foi submetida a seis ciclos de quimioterapia e, em janeiro de 2021, anunciou nas redes sociais estar livre da doença, como relata o "Il Mattino".

Depois de quase dois anos afastado dos palcos, e do regresso às atuações em Sanremo, Jovanotti inicia em março uma digressão por várias salas e espetáculos em Itália.

Percorra a galeria e veja 14 fotos de Jovanotti