A 16 de maio de 1929 a passadeira vermelha estendia-se no Hotel Roosevelt, em Hollywood, para premiar aqueles cujo trabalho no mundo do cinema era digno de uma estatueta de estanho dourado, que não tem mais de 35 centímetros. Apesar da pequena altura, tem uma grande dimensão no que diz respeito ao reconhecimento das obras de arte da produção cinematográfica, atribuído pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Passaram 91 anos desde a primeira cerimónia, que ficou marcada pelos looks clássicos do final dos anos 20, passando nas décadas seguintes para outros mais irreverentes — como o vestido com uma textura duvidosa que Emma Stone levou na cerimónia do ano passado.
Gostos (bons e maus) à parte, no final da noite o que conta é quem leva o Óscar para casa. A cerimónia deste ano acontece na madrugada deste domingo, 9 de fevereiro, e já se conhecem os potenciais vencedores, como "Parasitas" e "Joker", que concorrem para o Óscar de Melhor Filme. Será um deles o grande vitorioso? Temos de esperar para ver.
Mas enquanto a 92.ª cerimónia não chega, pode ver como eram os Óscares no ano em que nasceu.
Ora veja.