O youtuber João Barbosa, mais conhecido por Numeiro, respondeu ao que todos queriam saber. Há mais de um mês que o criador de conteúdos natural de Barcelos publica vídeos todos os dias no Youtube. Ainda é rentável dedicar tanto tempo a esta plataforma?
De acordo com as estatísticas do canal do jovem de 25 anos, fornecidas pelo Youtube Studio e que analisam os últimos 28 dias, Numeiro terá uma receita estimada de dez mil dólares valor que, convertido, dá 9.193€ . Este valor corresponde, entre outros fatores, aos 6,8 milhões de visualizações que acumulou.
"Isto varia consoante o mês. Dezembro paga o dobro ou o triplo. Há meses que pagam menos. Depende também da consistência dos vídeos, se são mais compridos ou mais curtos. Depende de que zona é o pessoal que está a ver os nossos vídeos", explica o criador de conteúdos.
A revelação foi feita este domingo, 14 de maio, num vídeo intitulado "Quanto ganho a publicar todos os dias?", que, em menos de 24 horas, já ultrapassou as 100 mil visualizações. Numeiro, que tem quase 430 mil subscritores, mostra as estatísticas através do telemóvel mesmo no final do vídeo.
"Isto ainda vai ser convertido de dólar para euro. Uma comissão ainda fica para a agência que faz a ponte entre mim e o Youtube, e depois ainda tenho de receber na empresa, passar uma fatura ao Youtube e pagar os respetivos impostos", aponta o youtuber, que defende ser "acima da média".
Na prática, o influenciador digital português recebe, em média, o equivalente a pouco mais de 12 salários mínimos nacionais (740,83€). Isto, claro, sem contar com os descontos que faz posteriormente nem a fatia que tem de pagar à sua agência, valores esses que Numeiro não explicou quais são.
Em março deste ano, vários criadores de conteúdo portugueses passam a morar na mesma casa, na Herdade da Aroeira, na Charneca da Caparica. Numeiro, Windoh, Tiago Paiva e Imauppa têm feito esforços para relançar o Youtube em território nacional. A publicação sistemática de vídeos é uma das estratégias.