Depois do Natal e da Passagem de Ano, já todos ansiávamos pela chegada de mais uma data festiva. Este ano, apesar de a maioria das comemorações carnavalescas não decorrem ainda como antes da pandemia, a verdade é que já nos sentimos muito mais à vontade e seguros para poder voltar a festejar.

Celebre o Carnaval e aproveite para fazer uma escapadinha. Temos 5 sugestões
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Os miúdos já começaram a mascarar-se, e os adultos, mesmo que não gostem assim tanto de Carnaval, começam a entrar no espírito — mais que não seja com o pretexto de poder juntar os amigos à mesa e celebrar.

Para quem está a pensar fazê-lo no fim de semana ou na terça-feira de Carnaval, 1 de março, (já que o Governo deu tolerância de ponto para a função pública), reunimos cinco receitas para impressionar os amigos em casa. São ideias para acompanhar um copo de vinho e podem também servir como entrada. O melhor? São muito fáceis de fazer. Ora veja.

Pão de queijo com espinafres

Paõ de Queijo
créditos: Panelinha de Sabores

Ingredientes: 

— 150g de queijo creme
— 1 ovo
— duas mãos cheias de espinafres baby
—180 a 200g de Polvilho Azedo
— 100g de queijo ralado
—1 colher de chá de alho em pó (opcional)

Modo de preparação: 

Comece por cortar os espinafres em pequenos pedaços. Numa tigela, misture o queijo creme com o ovo. Adicione os espinafres picados e misture.

Junte 150g de polvilho azedo, o alho e amasse. De seguida, acrescente o queijo ralado e continue a amassar com as mãos por 2 a 3 minutos. Conforme for amassando, o queijo vai amolecendo, a massa vai ficando mole e muito peganhenta e vai precisar de polvilho para ficar uma bola compacta e maleável. Nesta altura, acrescente o restante polvilho.

Faça pequenas bolas com a massa obtida. No forno pré aquecido a 200ºC, coloque os pães a assar por 20 minutos.

Esta receita é do blogue "Panelinha de Sabores". 

Tiras de frango crocante e guacamole

Tiras de Frango
créditos: Taste Made

Ingredientes: 

— ½ cebola roxa picada
— 2 tomates picados
— pimenta picada
— 3 abacates
— coentros picado
—½ limão
— 1 peito de frango em tiras
— Sal
— 1 chávena de farinha de trigo
— 1 colher de sopa de paprica picante
— 1 colher de sopa de cebola em pó
—2 ovos ligeiramente batidos
— 300g de Doritos
— óleo para fritar

Modo de preparação: 

Corte os abacates, retire o caroço (não descarte), retire a casca e pique em cubinhos. Disponha os abacates picados numa tigela e junte a cebola, os tomates, a pimenta, os coentro e o sumo de meio limão. Misture bem, corrija o sal e reserve no frigorifico.
Dica: guarde o guacamole com o caroço dentro para não escurecer o abacate.

Adicione os Doritos num processador ou liquidificador, bata até  ficar em pedaços mais pequenos. Tempere o frango com sal. Numa tigela, misture a farinha de trigo, a paprica e a sopa de cebola em pó.

Passe os pedaços de frango na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, nos Doritos. Frite em óleo quente até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel e sirva com o guacamole.

Esta receita é da página "Tastemade". 

Húmus de beterraba

Húmus Beterraba
créditos: Anita Healthy

Ingredientes: 

1 beterraba cozida
— 250 gramas de grão de bico cozido
1 limão espremido em sumo
1 colher de chá rasa mostarda dijon
2 colheres de sopa azeite virgem extra
50 ml água
— 1 dente de alho
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparação: 

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e triture até formar uma pasta. Se vir que precisa de mais um pouco de água, acrescente. Depois, conserve no frigorífico até cerca de três dias em recipiente fechado.

Esta receita é do blogue "Anita Healthy". 

Wrap de camarão

Wrap de Camarão
créditos: daniela.cunhaaa/Instagram

Ingredientes: 

— 1 embalagem de wraps
— 250g de miolo de camarão
— 1 abacate
— 6 tomates cereja
— 4 folhas de alface
— 2 colheres de iogurte natural
— sal
— pimenta
—azeite
— limão

Modo de preparação: 

Comece por saltear o miolo de camarão com um fio azeite e temperos a gosto. Enquanto isso, corte o abacate e os tomates em cubos. Corte as folhas de alface em tiras. Num recipiente, junte todos os ingredientes e tempere com o iogurte natural, azeite, sal, pimenta e umas gotinhas de limão e reserve.

Esta receita é da influenciadora Daniela Cunha. 

Empanadilha de atum

Empadilha de atum
créditos: Iara Rodrigues

Ingredientes: 

— 250g de farinha integral ou de aveia ou de espelta
— 2 colheres de sopa de azeite
— 2 colheres de sopa de manteiga sem sal ou ghee ou opção vegetal
— 1 ovo
— 80ml de água
— Sal marinho q.b.

Recheio:

— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 390g de tomate pelado inteiro
— 2 colheres de sopa de azeite
— 2 latas de atum, ao natural ou em azeite
— sal e pimenta q.b.
— pimentão doce q.b.

Extra: uma gema de ovo para pincelar.

Modo de preparação: 

Para a massa, use um processador de alimentos e misture a farinha, o azeite, a manteiga e o sal a gosto. De seguida, junte o ovo e a água e volte a misturar até obter uma massa homogénea.

Divida a massa em duas e estique-as com ajuda de um rolo de cozinha. Com uma metade "forre" uma tarteira ou diversas forminhas individuais com a massa, a outra reserve.

Para o recheio, escorra o atum e reserve. Pique a cebola e os alhos, e numa frigideira deite o azeite, coloque a cebola, o alho e o tomate pelado e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Acrescente o atum e deixar apurar durante mais dez minutos. Tempere a gosto.

Coloque o preparado de atum sobre a tarteira ou divida sobre as forminhas individuais, previamente forrada(s) com a massa, e cubra com a restante massa esticada. Colando bem as laterais.

Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno durante 30 minutos a 180ºC.

Esta receita é da nutricionista Iara Rodrigues.

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