Se há coisa que nunca falha no almoço de Páscoa é uma mesa bem composta com cabrito ou bacalhau assado, e folar. Não fossemos um povo que gosta de estar à mesa e, principalmente, de chegar à parte das sobremesas, e não tínhamos arranjado um bolo obrigatório no Natal, o bolo rei, e outro para assinalar a ressurreição de Jesus: o folar.

Apesar de a tradição não ter mudado, em alguns casos, a receita já não se mantém fiel à original, e o folar foi sofrendo alterações ao conteúdo e à forma como se apresenta. Preocupado com ambos os aspetos, o Penha Longa Resort, no Parque Natural de Sintra-Cascais, voltou a lançar um icónico folar de Páscoa com assinatura dos chocolates artesanais The Chocolate by Penha Longa, marca liderada pelo chef Francisco Siopa.

Esqueça os coelhos de chocolate. Esta Páscoa, tem de provar estes decadentes ovos
Esqueça os coelhos de chocolate. Esta Páscoa, tem de provar estes decadentes ovos
Ver artigo

A receita do folar O Penedo dos Ovos, nome atribuído à edição de 2021 do tradicional bolo, junta praliné de amêndoas, nozes, avelãs e pinhões nacionais e a massa, trabalhada com leveduras selvagens, tem um toque de polpa de cacau. Estes são os sabores que garantem um folar saboroso e sem precisar de qualquer adição de açúcar processado, mas tudo só fica completo com a decoração que salta à vista: folhas de ouro, apontamentos de mousse de chocolate e três ovos dourados a ouro em pó no topo. Só pela descrição que nos remete para "ouro", é difícil não ficar deslumbrado com esta criação.

A reinvenção do tradicional folar também se estendeu ao veganismo, para que todos possam partilhar a sobremesa sem descurar do sabor. Uma das propostas é do Armazém Integral, em Portimão, que tem um folar vegan com canela e erva-doce.

Contudo, se é mesmo adepto do folar tradicional, nada como o de Olhão. Seja qual for a opção, o melhor é apressar-se a fazer a encomenda para que o folar chegue à sua mesa a tempo da Páscoa.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.