Olá, o meu nome é Raquel Costa e tenho o cabelo encaracolado. Passei praticamente a minha vida toda a alisar, esticar, secar e a aplicar praticamente todos os produtos, tratamentos e ferramentas de calor disponíveis no mercado para ter o cabelo liso. Até que, há cerca de dois anos, inspirada pelo método curly, que tinha na altura começado a ganhar popularidade nas redes sociais, decidi iniciar a minha transição.

Isto significa reaprender a cuidar do cabelo, desde o champô ao método de secagem, passando pelas técnicas de aplicação de cremes de pentear, espumas e fixadores, pelo tipo de escovas, pentes e toalhas, com produtos, acessórios e ferramentas de secagem diferentes dos usados para o cabelo liso. Não vos vou maçar com tipologias de caracol e métodos de fitagem (recomendo que leiam a entrevista com Marta Teixeira, especialista em cabelos encaracolados) e passo diretamente à tarde em que, nas mãos do hairstylist João Gaspar e com a ajuda da nova linha de produtos para cabelos encaracolados Phyto Curls, passei de despenteada a encaracolada.

Veja a linha de produtos Phyto Curls

Estes quatro produtos da marca francesa, conhecida por usar nos seus produtos extrações botânicas, têm na sua composição malva branca, que a Phyto adianta ser potenciadora de brilho. Entre os ingredientes ativos estão o complexo hydra curl, um açúcar fermentado obtido através da bio-fermentação do milho, manteiga d'Illipé, óleo de amêndoas doces, e óleo biotecnológico de uma microalga derivada da seiva do castanheiro.

Do champô à secagem com um difusor diferente do habitual

Champô, condicionador, gel-creme e spray ativador de caracóis foram os quatro produtos usados por João Gaspar durante a nossa visita ao espaço do hairstylist, situado no centro de Lisboa. Depois da lavagem, da qual destacamos a espuma untuosa do champô, e da aplicação do condicionador, passámos para a parte mais importante da formação de um caracol bonito e duradouro: a aplicação do produto de styling e a secagem. 

O hairstylist dividiu o cabelo em secções e foi aplicando o gel-creme, tendo o cuidado de ir apertando as mechas com suavidade, para incentivar a formação do caracol. Depois do produto aplicado, João Gaspar procedeu à secagem, usando um secador com uma meia difusora, ao invés do tradicional acessório que vem com a maioria dos secadores. O hairstylist explicou-nos que este acessório espalha calor mas controla de forma mais eficaz a propagação do ar quente, o que diminui a probabilidade de efeito frisado. Terminámos a secagem com a cabeça virada para baixo, para dar mais volume aos caracóis e, por fim, um toque final com o spray ativador de caracóis.

O resultado foi um cabelo volumoso, caracóis definidos sem estarem demasiado saturados de produto e o aroma quase impercetível dos produtos da Phyto. Uma característica que apreciei particularmente, uma vez que os produtos para cabelos encaracolados têm, regra geral, perfumes bastante fortes.

Veja o passo a passo

João Gaspar. "Os cabeleireiros são os maiores inimigos do cabelo"

Cabeleireiro desde os 16 anos, tendo começado como autodidacta, João Gaspar explica-nos que há cada vez mais pessoas que escolhem sair de um salão com uma secagem mais natural. "As pessoas vão menos ao cabeleireiro do que iam antigamente. Iam semanalmente porque os cortes também não eram feitos para o cabelo natural da pessoa. Hoje em dia, natural é luxo. Quanto mais natural for, mais bonito e mais cool é. As pessoas sentem-se cada vez mais confortáveis em sair assim do cabeleireiro, até porque há muitas que não gostam de se ver com brushing nem valorizam. Eu incentivo muito a que saiam do cabeleireiro com as suas texturas naturais", explica o profissional.

E como fazer essa transição para a textura natural? "Primeiramente, devem recorrer a um profissional para terem um corte e uma cor adequadas à sua textura de cabelo. Dependendo muito do cabelo, vão precisar de certos produtos. Só mesmo com o conselho de um cabeleireiro. Não há um produto que dê para toda a gente e que seja milagroso. Cada um tem de encontrar o seu cocktail perfeito e tentar começar a assumir a sua textura natural", explica João Gaspar.

E como se trata do cabelo ondulado ou encaracolado em casa sem perder a paciência? "O segredo para quase todos os tipos de ondulados é a hidratação. Quanto mais hidratado estiver, mais elasticidade vai ter para ondular de uma forma bonita. O meu conselho é tratar e usar poucas fontes de calor, porque isso é que vai danificar o caracol. E deixar de ir ao cabeleireiro tantas vezes, porque os cabeleireiros são os maiores inimigos do cabelo". A afirmação de João Gaspar pode parecer chocante, mas tem uma explicação. "Tudo o que sejam colorações tecnicamente muito agressivas vão impactar na textura do cabelo. Fazer muito brushing, usar muito babyliss, muitas fontes de calor, isso vai estragar a textura natural do cabelo".

João Gaspar, hairstylist
João Gaspar, hairstylist João Gaspar, hairstylist créditos: RAWPHOTO

"Um bom corte e uma boa cor" são, para o hairstylist, os segredos para usar o cabelo com a textura natural. "Se tivermos essas duas coisas e bons produtos em casa, a maioria dos cabelos vai ficar bem. Claro que há exceções e temos de recorrer a outro tipo de tratamentos", alerta João Gaspar.

Sobre a linha Phyto Curls, o profissional considera-a "bastante nutritiva". "Nos cabelos ondulados, os champôs muito adstringentes retiram muita gordura ao cabelo, o que faz com que o caracol perca muita elasticidade. Neste caso, o champô é muito hidratante, o condicionador também mas, acima de tudo, o best seller é o modelador. Acho que tem um bom equilíbrio entre a nutrição e a fixação e que se adequa a vários tipos de caracóis. Acho que ele funciona por camadas. Em cabelos muito indisciplinados, aplicamos mais quantidade e ele funciona, em cabelos que já são definidos por si só, ele funciona também. O spray para o dia seguinte também funciona muito bem. O melhor dia dos caracóis é o dia em que lavamos, a seguir vão sempre piorando. Acho que este produto dá uma reidratação muito interessante", finaliza João Gaspar.

O nosso veredicto final

A grande estrela da linha Phyto Curls é, sem dúvida, o spray ativador de caracóis. Com uma textura suave, devolve a ondulação e controla o frizz, mesmo depois de uma noite com o cabelo na almofada e sem qualquer proteção. Não pesa nos fios e, da minha experiência após a visita ao espaço de João Gaspar, consegue devolver a estrutura ao caracol, mesmo dois dias depois da lavagem.

O champô produz uma espuma bastante untuosa mas, à semelhança do condicionador hidratante, é necessário usar uma grande quantidade para que o produto cumpra a sua função. E as embalagens, sobretudo a do condicionador, não são grandes, o que significa que se esgotarão em poucas utilizações. O gel-creme define com eficácia o caracol no momento da secagem mas, no dia seguinte, não tem estrutura para o manter, sendo necessário recorrer ou a uma espuma ou gel para criar mais suporte ou, no dia seguinte, ao spray ativador.

No total, esta linha custa 69,80€. É um valor elevado por quatro produtos cujas embalagens não ultrapassam os 250 ml (sendo a maior a do champô). Diz-me a minha experiência de adaptação à textura natural do cabelo que é necessário experimentar vários produtos, dar uma oportunidade às texturas e ir mudando consoante a época do ano para perceber o que funciona melhor com cada tipo de caracol. Por isso, o que não funciona no meu caracol, pode funcionar no caracol de outrem. É ir experimentando e soltando a ondulação.