Quando uma dona de casa dos anos 50 decide desafiar as convenções sociais da sua época, o resultado é a hilariante e sempre inteligente "The Marvelous Mrs. Maisel". Interpretada por Rachel Brosnahan, a série acompanha os dilemas (e são vários) de Miriam Maisel quando esta percebe que está destinada para mais do que aquilo que a sociedade machista espera da mulher.
É por isso que, logo nos primeiros episódios, Maisel troca as lides domésticas e o sonho de constituir família por um microfone e um palco de stand-up, através do qual se pretende afirmar como humorista. Problema? Para começar, o facto de ser mulher, o que faz com que, pelo menos numa fase inicial da sua carreira enquanto comediante amadora, não seja aceite por um meio composto maioritariamente por homens.
Os episódios seguintes mostram que, pasme-se, as mulheres também conseguem ser engraçadas e não demora muito até que Miriam consiga marcar a sua posição através do humor. Problema número dois? O facto de, além de se tornar independente e um ícone de emancipação feminina nos circuitos em que se vai movimentando, ser uma mulher que os outros dizem ser "politicamente incorreta". O que é que isso quer dizer? Nada, na verdade, a não ser que uma mulher incomoda muita gente.
Criada por Amy Sherman-Palladino, a mesma que idealizou e escreveu Gilmore Girls, "The Marvelous Mrs. Maisel" aborda, através da comédia, temas como a emancipação feminina, o machismo e até a construção de uma qualquer identidade através do humor como resposta às convenções que geram expectativas irrealistas sobre o papel da mulher na sociedade.
Goste-se ou odeie-se (e nós adorámos), a verdade é que a série tem ganho tração entre os verdadeiros entusiastas de boa televisão. Embora os prémios não sejam representativos da qualidade de uma série, "The Marvelous Mrs. Maisel" soma já vários Globos de Ouro e Emmys em categorias como Melhor Série de Comédia ou Musical ou Melhor Atriz em Série de Comédia.
Composta por três temporadas, e com uma quarta já confirmada, embora ainda sem data de estreia, do elenco da série fazem parte nomes como Alex Borstein, Michael Zegen, Marin Hinkle, Tony Shalhoub, Nunzio Pascale e Matteo Pascale.