Pela primeira vez, a artista japonesa de arte contemporânea Yoko Ono, ex-mulher do Beatle John Lennon, vai estar em Portugal. A visita servirá para inaugurar a exposição de arte da sua autoria, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.
A notícia foi confirmada por Philipe Vergne, diretor artístico do Museu, que, citado pelo "Jornal de Notícias", considera que Yoko Ono é "uma das mais importantes artistas internacionais" por ter introduzido "liberdade a cada disciplina artística na forma de declaração política".
Segundo um comunicado oficial do Museu enviado às redações, a mostra da artista chama-se "O jardim-escola da Liberdade" e reúne trabalhos em papel, gravações de áudio ou vídeo, material de arquivo e ainda instalações ao estilo da arte conceptual por que ficou conhecida. No entanto, espera-se também que Yoko Ono participe ainda em performances musicais pela cidade.
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves diz que a mostra é organizada em colaboração com o Studio One de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que se diferencia por "uma visão abrangente da produção múltipla desta artista pioneira da arte conceptual e da performance que, durante os primeiros anos da sua extensa carreira, viveu entre Nova Iorque, Tóquio e Londres".
A exposição está marcada para meados de abril, mas ainda não se conhece uma data exata ou se será de entrada gratuita para todos os visitantes.