Música por uma boa causa. É este o mote do festival Connect for Ukraine, que vai acontecer no Estádio Mário Wilson, em Oeiras, de 24 a 28 de agosto. O evento solidário arranca no Dia da Independência da Ucrânia e as celebrações começam com a construção da maior bandeira humana ao som da Orquestra Ibérica. Ainda nessa noite há concerto de Paula Toller e Anna Trincher.

Vai aos Bons Sons? Saiba o que não pode deixar de visitar, comer e conhecer na zona de Tomar
Vai aos Bons Sons? Saiba o que não pode deixar de visitar, comer e conhecer na zona de Tomar
Ver artigo

O festival organizado pela Ukrainian Refugees (UA.PT) pretende aumentar a ligação entre os portugueses e os ucranianos e até em palco isso vai acontecer. A 25 de agosto, sobe a palco a cantora ucraniana Kola, a seguir Luís Represas e por fim Matias Damásio.

No dia seguinte, 26 de agosto, atua Claudia Leitte, Dzidzio, Iryna Fedyshyn, Oleksandr Ponomariov. Quase a terminar o festival, o sábado, 27 de agosto, é marcado por vários artistas conhecidos pelo público português: HMB, Aurea e Martinho da Vila. O festival termina a 28 de agosto com o sunset for peace, com a DJ Bárbara Labres e DJ Pete Tha Zouk.

Os bilhetes já estão disponíveis:o passe geral custa 60€ e o bilhete diário 20€.

O objetivo do evento é criar uma mensagem de esperança e resiliência face à invasão da Rússia, estreitar os laços entre o povo lusófono e ucraniano. E ainda fazer uma angariação de fundos a favor da Associação UA.PT, uma organização sediada em Portugal criada no início da guerra para responder à crise humanitária.

O apoio oferecido pela UA.PT passa pela realização de voos humanitários de transporte de bens essenciais de Portugal para a Ucrânia, assim como o transporte dos refugiados. Existe ainda um apoio constante na chegada dos ucranianos a Portugal, com a procura de habitação, emprego e ajuda psicológica, médica e integração social.