Embora estejamos praticamente no verão, houve dias da semana passada em que a chuva não deu tréguas. Foi precisamente por isso que a Grande Regata de Barquinhos a Remos, que mete equipas a remar no icónico lago do Campo Grande, não foi realizada no sábado, 8 de junho – mas parece que nem tudo está perdido, porque há uma nova data.

"Chover faria com que todo o nosso material ficasse machucado, a nossa roda de samba molhada dos pés à cabeça, o nosso DJ encharcado, enfim", foi assim que Fernando Alvim, o criador desta competição, cuja origem remonta a 2015, anunciou que a competição iria ser adiada, nas redes sociais.

Mas a competição vai mesmo acontecer e já não falta muito. A nona edição da Grande Regata de Barquinhos a Remos foi agendada para uma nova data, pelo que, se o tempo colaborar, vai decorrer no último sábado deste mês, a 29 de junho, pelas 15 horas.

Por isso, comece já a pensar na sua equipa, que tem de ter entre dois a três elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 99 anos. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser levadas a cabo neste site, no qual está disponível um formulário – e, além da identificação dos integrantes, só precisa de um nome de equipa e trajes divertidos.

Mas, afinal, em que consiste a competição? Bem, o objetivo é que a equipa reme até à linha final. Cada manga do lago conta com um total de 10 barcos, havendo um total de 30 pessoas por manga. As equipas que terminarem a respetiva manga em primeiro lugar ganham um lugar na manga final, onde será eleito o vencedor da competição.

Sozinho, a 2 ou com os miúdos. 11 atividades culturais para fazer no fim de semana prolongado
Sozinho, a 2 ou com os miúdos. 11 atividades culturais para fazer no fim de semana prolongado
Ver artigo

Além disso, esta edição vai contar com uma novidade: o barco Tinder. Este será destinado a todas as pessoas que "estiverem sozinhas no civil e sem ser no seu estado civil" – ou seja, "para quem não teve um grupo de amigos e amigas decentes" –, pelo que pode participar na competição, mesmo que não tenha companhia.