Anunciada em setembro de 2020, a adaptação televisiva do best seller de José Rodrigues dos Santos vai mesmo ver a luz do dia e até já tem protagonistas. "Codex 632", uma coprodução RTP e Globoplay, foi apresentada esta quarta-feira, 22 de junho, na Connecta Ficcion, em Toledo. Segundo comunicado enviado pela RTP, as gravações da série começam em julho "e vão dividir-se entre Portugal e Brasil, tendo como cenários as cidades de Lisboa e Rio de Janeiro".

Livro de José Rodrigues dos Santos vai transformar-se em série. "Codex 632" chega à RTP em 2022
Livro de José Rodrigues dos Santos vai transformar-se em série. "Codex 632" chega à RTP em 2022
Ver artigo

Paulo Pires dará vida a Tomás de Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa, e a atriz brasileira Deborah Secco será coprotagonista da trama que aborda temáticas históricas como os Descobrimentos e Cristóvão Colombo.

De acordo com o "Público", a estreia acontece em 2023. "Codex 632" será produzida pela SPi, responsável pela primeira série portuguesa da Netflix, "Glória", que chegou à plataforma de streaming em 2021. A adaptação televisiva é da responsabilidade de Pedro Lopes (argumentista de séries como "Glória", "Conta-me como Foi" e "Auga Seca") e a realização ficará a cargo de Sérgio Graciano (responsável por formatos televisivos como "Da Mood", atualmente em exibição na RTP, "A Rainha e a Bastarda" ou "Auga Seca", e de filmes como "Salgueiro Maia - O Implicado", "O Som Que Desce da Terra" ou "Linhas de Sangue").

A série terá seis episódios e o elenco será constituído por atores portugueses e brasileiros. Inicialmente anunciada para 2022, "Codex 632" chegará à televisão e, em simultâneo, à plataforma Globoplay, em 2023.

"Estamos a trabalhar num projeto com o José Rodrigues dos Santos. Já falamos sobre isto há muito tempo. A ideia é que o desenvolvimento deste projeto dê origem a uma série de seis episódios a partir de um dos livros mais importantes e televisivos, em termos de adaptação, que ele tem", explicou José Fragoso, diretor de programas da RTP, em setembro de 2020, quando a adaptação da série foi revelada.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.