Uma história protagonizada por César Mourão sobre uma idosa de 80 anos que resiste aos planos de quem, a todo o custo, lhe quer tirar a casa no coração de Lisboa, e outra baseada em factos reais sobre uma cabeleireira portuguesa que se tornou numa assaltante de bancos.

"Esperança" e "Vanda" são só duas das grandes séries que vai poder ver na OPTO SIC, a plataforma de streaming da SIC que está com uma promoção imperdível de Black Friday. Até 28 de novembro, se subscrever o plano anual da OPTO SIC, paga só 19,99€ em vez dos habituais 39,99€.

Ao tornar-se subscritor premium, ganha acesso a mais de 9 mil horas de conteúdos, streaming sem publicidade e acesso privilegiado não só a antestreias das suas novelas preferidas, mas também às melhores séries que a OPTO SIC tem para lhe oferecer.

E olhe que de comédia ao drama, há de tudo um pouco para garantir que nunca se aborrece. Mostramos-lhe algumas das melhores séries que vai poder ver na OPTO SIC.

"Praxx"

Quando seis jovens decidem rumar até São João da Cruz para celebrar a sua ascensão numa prestigiada associação académica, estão longe de de pensar que isso lhes viria a mudar a vida de toda a gente para sempre.

Os seis jovens desaparecem da praia de São João da Cruz, em circunstâncias suspeitas, e apenas o Dux da faculdade parece saber o que aconteceu naquela noite.

A série dramática conta com um elenco repleto de jovens, apostando em nomes como Madalena Almeida, João Jesus, Catarina Rebelo, Alexandre Jorge, Margarida Bakker, Vera Moura, Jason Fernández e Diogo Mazur.

A série conta com uma temporada. Ao que a MAGG conseguiu apurar, a segunda temporada poderá estrear-se ainda este ano.

"Santiago"

Estreada em outubro deste ano, "Santiago" trata-se de um thriller intenso que junta mistério e terror a uma história protagonizada por Lúcia Moniz e Ivo Canelas.

Não queremos estragar a surpresa a quem vai ver a série pela primeira vez, mas aqui temos um casal cuja relação está em declínio e a forma como a sua história se cruza com um serial killer à solta pelo Caminho de Santiago que faz de vários peregrinos as suas vítimas.

A série, escrita por Inês Braga, Pedro Goulão e Varela (que também realiza), conta com uma temporada.

"O Clube"

É uma das grandes séries da OPTO SIC. Criada pelo argumentista João Matos, "O Clube" foca-se naquela que é considerada a casa de alterne mais luxuosa e importante de Lisboa. Também por isso, é o palco de crimes como tráfico de drogas e de mulheres

Um dos materiais de inspiração para a história, explicou o argumentista em entrevista à MAGG, foi o livro de Elsa Bicho sobre as memórias do porteiro do Elefante Branco. Neste trabalho de adaptação, resultou uma narrativa que abrange a indústria do sexo, mas também a marginalidade da noite.

Do elenco da série dramática fazem parte nomes como era Kolodzig, Sara Matos, Luana Piovani, Filipa Areosa, Carolina Torres, Margarida Vila-Nova, Vera Moura, Sharam Diniz, Vitor Norte e José Raposo. A série também serviu para que o chef Ljubomir Stanisic se estreasse na representação.

A série conta com três temporadas e foi distinguida este ano com o prémio Prata na categoria de Streaming Drama da New York Festivals – TV & FILM AWARD.

"Esperança"

Realizada e escrita pro Pedro Varela, "Esperança" conta com César Mourão no papel principal e absolutamente irreconhecível. O humorista e ator dá vida a Esperança, uma idosa de 80 anos que vive e resiste, em Lisboa, à medida que lhe tentam tirar a casa que tem arrendada no centro da cidade.

A personagem foi transportada do teatro para a televisão e cada episódio da conta de uma nova peripécia na vida de Esperança, a personagem que, disse César Mourão, terá sido o papel mais duro que alguma vez fez na medida. O ator teve de se adaptar a várias mudanças físicas para dar corpo e alma a esta mulher carismática.

"Esperança" conta com uma temporada na OPTO SIC.

"Vanda"

Protagonizada por Gabriela Barros, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz, "Vanda" conta a história de Dulce Caroço e a forma como passou de cabeleireira a assaltante de bancos em Lisboa, Oeiras, Estoril, Paço de Arcos e Parede.

A história é baseada em factos reais, tendo como base os crimes que aconteceram entre abril de 2011 e outubro de 2012. Ao longo da série, vemos como Dulce recorria a disfarces — como perucas e óculos de sol — para conseguir escapar às autoridades.

O que lhe aconteceu? Vai mesmo ter de ver a série intensa para ver. A série dramática foi escrita por Patrícia Müller (autora de séries como "A Rainha e a Bastarda", "A Generala" e "Luz Vermelha") e Carmen Jimenezes.

Tem uma temporada.

"A Generala"

Uma das grandes séries da OPTO SIC chama-se "A Generala" que, protagonizada por Carolina Carvalho e Soraia Chaves, conta a história de Maria Luísa — uma mulher ostracizada pela família e que, por não se sentir confortável no seu corpo, forja a sua morte para poder viver uma segunda vida enquanto militar do exército português.

Não queremos revelar mais do que isto sobre a série, por isso, deixamos que seja Patrícia Müller, uma das argumentistas da história, a fazê-lo, recuperando a entrevista que concedeu à MAGG em dezembro de 2020. "Depois deste projeto, há uma coisa que nunca serei capaz de esquecer: a noção absoluta do que é uma pessoa sentir-se completamente deslocada dentro do seu corpo", disse-nos, na altura.

E esta história mostra isso mesmo: os dramas e os dilemas de uma pessoa a quem nunca lhe foi permitir ser e existir como queria.

"A Generala" conta com uma temporada e foi distinguida este ano com o prémio Prata na categoria de Streaming Drama da New York Festivals – TV & FILM AWARD.

Das séries intemporais à Informação

Ser subscritor da OPTO SIC não significa, apenas, ter acesso a um catálogo de grandes originais. Na verdade, passa também poder ver o grande acervo da SIC que foi marcando algumas gerações.

Por isso, na OPTO SIC encontra também produções como "Floribella", "Médico de Família", "Uma Aventura" e até o clássico "Gato Fedorento" que moldou a forma de se fazer humor em Portugal.

Se a Informação for a sua praia, a OPTO disponibiliza ainda os Jornais OPTO a todos os subscritores para que estes possam ser informados consoante o tempo que têm para consumir notícias. Com a OPTO SIC, é possível ficar a conhecer as notícias que marcam a atualidade, no País e no mundo, em blocos de 10, 15 ou 20 minutos e em blocos apresentados pelos pivots da SIC.

Para conhecer mais sobre a OPTO SIC e aproveitar a promoção imperdível de Black Friday, com um desconto de 50% no plano anual, carregue aqui.