Sim, chegou à televisão mais uma série de médicos. Mas não feche já este artigo porque esta promete ser ligeiramente diferente daquilo que séries veteranas, como "Serviço de Urgência" e, mais tarde, "Anatomia de Grey", trouxeram a um género que se revelou muito popular. "Transplant" é a nova série que já pode ver na Fox Life e que aponta o dedo a todos os anti-vacinas e racistas deste mundo cada vez mais virado ao contrário — até porque o protagonista é o ator Hamza Haq, filho de pais paquistaneses, que nasceu na Arábia Saudita antes de se mudar para o Canadá. No fundo, trata-se de uma série que promete não desapontar os fãs de "Anatomia de Grey" que estejam à procura de uma perspetiva refrescante e nova num género há muito abordado na televisão.

Na série, o ator dá vida a Bashir Hamed, um médico sírio que é obrigado a uma cirurgia de emergência no meio dos escombros de um restaurante depois de um camião ir de encontro ao espaço comercial e ferir com gravidade um dos clientes. Por entre o cimento e o tijolo arrancado da estrutura do restaurante com o impacto do camião, Bashir vê-se a braços com a decisão de tentar salvar a pessoa que, percebe rapidamente, está com uma traumatismo cranioencefálico grave.

Sem condições ou material médico à sua disposição, o homem sírio usa um berbequim para abrir a cabeça do paciente e proceder à limpeza e estabilização daquele que é agora o seu paciente. De repente, e sem nos apercebermos como, já "Transplant" nos agarrou ao sofá com uma história que, não sendo nova, parece refrescante — a começar pelo elenco.

Numa altura em que a maioria das séries médicas continua a apostar em protagonistas brancos, "Transplant" aposta num elenco diverso e cujo protagonista é um imigrante, dando espaço para que a sua perspetiva e os seus dilemas sejam o foco principal de uma série que, embora use a medicina como meio, representa uma minoria.

"Gambito de Dama". A nova série da Netflix sobre uma jovem prodígio do xadrez destruída pelas drogas
"Gambito de Dama". A nova série da Netflix sobre uma jovem prodígio do xadrez destruída pelas drogas
Ver artigo

Pelo meio, claro, há dilemas médicos, paixonetas entre colegas e o contacto diário com os pacientes e a forma como isso tem impacto na vida dos especialistas de saúde. Mas também há a aposta na promoção da tolerância, da aceitação do outro e da desconstrução de pensamentos reacionários ou de movimentos anti-vacinas numa altura em que aquilo que o mundo mais precisa, e espera, é uma cura para o novo coronavírus. 

A primeira temporada de "Transplant" já se estreou nos EUA e chegou esta quarta-feira, 28 de outubro, a Portugal. Vai poder ver todos os episódios, e são 13 no total, semanalmente — sempre às 22h20 de todas as quartas-feiras.

Do elenco fazem parte nomes como Hamza HaqLaurence LeboeufAyisha IssaJim WatsonKenny Wong e Sirena Gulamgaus.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.