Este sábado, 24 de fevereiro, realizou-se a primeira semifinal do Festival da Canção. Numa noite que começou com uma homenagem a Sara Tavares, que morreu a 19 de novembro, e que contou com inúmeras caras conhecidas, foram apuradas metade das canções que vão competir na final do certame, marcada para o dia 9 de março.
Das dez canções apresentadas, foram escolhidas apenas seis. Rita Rocha destacou-se pelo tema "Pontos Finais", Nena com "Teorias da Conspiração", Perpétua com "Bem Longe daqui", Iolanda com "Grito" e João Borsh com "Pelas Costuras". Já Noble, com o tema "Memory", foi a escolha do público num novo tipo de votação.
Trocado por miúdos, cinco canções foram escolhidas através do sistema de votação habitual – na qual metade da pontuação é atribuída por um júri profissional e a outra metade diz respeito ao voto do público –, mas houve uma sexta a ser escolhida apenas pela votação do público.
Na segunda semifinal, que acontece no dia 2 de março, estão em competição os temas de Buba Espinho, "O farol", Cristina Clara, "Primavera", FILIPA, "You can’t hide", Huca, "Pede choro", João Couto, "Quarto para um", Leo Middea, "Doce mistério", Maria João, "Dia", No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), com a participação de Ana Maria, "Aceitar", Rita Onofre, "Criatura", e Silk Nobre, "Change".
De todos estes temas, serão escolhidos apenas mais seis. Posteriormente, na final, que está marcada para o dia 9 de março, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.