Mais de 300 peças fazem parte do novo Braille Bricks, o kit desenvolvido a pensar em crianças com deficiências visuais, que vai ser lançado em sete países, entre os quais está a Alemanha, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, França, Noruega e Reino Unido.

Portugal ainda vai ter de esperar, mas o objetivo é que as peças sejam lançadas nos próximos seis meses em 11 línguas e 20 países. Os sete países previstos por agora são pelo menos já um avanço na inclusividade aplicada às formas de brincar. O conceito começou a ser testado em abril do ano passado em Paris, cidade simbólica pelo facto de ter sido aqui que nasceu o inventor do Braille, Louis Braille.

Os LEGO Braille Bricks vão cobrir o alfabeto completo, números de zero a nove, uma série de símbolos matemáticos e sinais de pontuação, e vão ainda estar disponíveis em cinco cores diferentes. De forma a que possam ser usados por todas as crianças, os tijolos que se moldam para formar letras e números no alfabeto Braille, são também totalmente compatíveis com o sistema LEGO.

Este mini LEGO turista diz-lhe o que visitar na cidade do Porto
Este mini LEGO turista diz-lhe o que visitar na cidade do Porto
Ver artigo

"Braille é uma ferramenta importante, particularmente para os jovens invisuais e estas peças, cuidadosamente desenhadas, permitem às crianças aprender Braille de forma criativa ao mesmo tempo que se relacionam com os seus pares de forma divertida e interativa", refere em comunicado David Clarke, diretor de Serviços no Royal National Institute of Blind People, que trabalhou com a LEGO Foundation para desenvolver e testar os brinquedos no Reino Unido.

O objetivo da LEGO Foundation é trabalhar diretamente com professores especializados no conceito integrador das novas peças, de forma tirem o melhor proveito na promoção de atividades que envolvam crianças visuais e invisuais. Para isso, a fundação vai distribuir gratuitamente as novas peças em instituições selecionadas, escolas e serviços dedicados à educação de crianças com deficiências visuais e dar a formação necessária aos educadores.

Há ainda uma página de Facebook, a LEGO Braille Bricks Community, na qual os professores podem partilhar boas práticas, ideias criativas e experiências com os LEGO Braille Bricks.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.