Já chegou à plataforma de streaming HBO Max (sim, já mudou de nome novamente) o intrigante e inquietante filme “A Semente do Mal”, uma produção que mistura o melhor e o mais bizarro do terror europeu — neste caso, nada mais nada menos que o português — com um toque norte-americano. Realizado por Gabriel Abrantes, o filme promete uma narrativa cheia de tensão e mistério, onde não faltam caras conhecidas.

É fã de “Jaws”? Documentário sobre icónico filme de Steven Spielberg está a chegar ao streaming
É fã de “Jaws”? Documentário sobre icónico filme de Steven Spielberg está a chegar ao streaming
Ver artigo

Aqui, a história segue Edward, interpretado pelo português Carloto Cotta, um homem que vai com a namorada Riley (Jack Haven) para o norte de Portugal à procura da sua família biológica. O cenário é uma vila remota em Trás-os-Montes, rodeada por montanhas e beleza natural, onde Edward reencontra a mãe desaparecida e descobre que tem um irmão gémeo. No entanto, nem tudo é o que parece.

Por detrás da receção calorosa dada a Edward, a verdade é que se escondem segredos sombrios e um passado perturbador que vão ditar todo o futuro da família. Quem interpreta a mãe da personagem de Carloto Cotta é tanto Alba Batista como Anabela Moreira, a primeira numa versão mais jovem e a segunda já com o filho adulto, e é ela que vai ser também um dos centros das atenções. Misturando elementos clássicos do terror com uma atmosfera envolvente, a dualidade entre o belo e o inquietante promete ser constante.

Até porque revelações cada vez mais desconcertantes sobre a origem de Edward vão sendo feitas ao longo da produção, pelo que o melhor é ficar agarrado ao ecrã a ver. E não se preocupe: se o seu género de filme não é o terror puro e duro, este poderá perfeitamente entrar na sua lista, uma vez que há nele um lado quase teatral, com toques de humor negro e muito exagero. Mas não, “A Semente do Mal” não foge de temas como herança genética e identidade, a que tão bem este tipo de filmes já nos habituaram.

Desta maneira, agora disponível na HBO Max, a produção é assim a oportunidade para descobrir um novo tipo de terror feito em Portugal, sendo ela estranha, desconfortável, e bastante cómica. Do elenco também fazem parte nomes como Rita Blanco, Sónia Balacó, Nuno Nolasco e Valdemar Santos, e o filme é falado em português e inglês.

Veja as imagens do filme.