Há mais uma exposição na Fundação de Serralves que conta com esculturas materializadas pela Antarte. A empresa portuguesa de peças de móveis e decoração colaborou com o arquiteto português Álvaro Siza Vieira para a inauguração da Ala Álvaro Siza Vieira.
Este é o segundo projeto da marca de Rebordosa em parceria com o arquiteto, que, ao completar 90 anos, concretizou o desejo dos tempos de juventude: realizar esculturas. Para isso, contou com a ajuda da Antarte para materializar estas obras.
A primeira parceria foi em 2023, para a presença do Vaticano na Bienal de Veneza. “Encontro”, foi uma instalação de arte composta por 12 esculturas que representam pessoas, exposta no segundo semestre do ano passado no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, em Veneza.
Para esta segunda exposição, presente na Fundação de Serralves, a Antarte recorreu a madeira de criptoméria dos Açores, matéria-prima sustentável usada pela marca no fabrico de móveis como consolas, móveis de TV, mesas de centro, mesas de apoio, mesas de jantar, cadeiras, aparadores, camas e mesas de cabeceira.
O conjunto de esculturas produzidas pela Antarte destaca-se no “lugar com mais obras do Pritzker no mesmo espaço”.
“Era impossível recusar o desafio de um novo trabalho conjunto com o arquiteto Siza Vieira, numa instalação de arte que faz um tributo ao génio criativo de um dos grandes nomes da arquitetura nos últimos dois séculos”, afirma o fundador e CEO da Antarte, Mário Rocha.
A Ala Álvaro Siza é constituída por três pisos. Pode visitar a Fundação de Serralves todos os dias das 10h às 19h.