O verão já lá vai, mas há um acessório que, ao contrário da estação quente, decidiu não abandonar: as molas de cabelo. Sim, aqueles acessórios icónicos dos anos 90 continuam a ser os queridinhos de modelos e it-girls como Kendall Jenner, Hailey Bieber e Bella Hadid. E se, no verão, serviam para domar os fios molhados depois de um mergulho, no outono prometem ganhar uma nova vida.
A versatilidade é, claro, a grande explicação do fenómeno. Existem em todas as cores, tamanhos e acabamentos, como acrílico ou metal, em dourado ou prateado, passando pelas gigantes que elevam até os penteados mais básicos. E, ao contrário dos elásticos ou ganchos, que podem deixar marcas e fragilizar os fios, as molas tendem a manter o cabelo no sítio sem grandes danos.
Inspire-se com estas fotos
No que diz respeito ao styling, há espaço para tudo. O messy bun continua a ter os seus momentos de glória, mas dá para dar um twist, com coques baixos, half-ups ou até o "reverse clip", em que a mola é usada de forma invertida para um ar mais edgy. A inspiração dos anos 90 mantém-se, mas com um upgrade contemporâneo que dá liberdade para brincar com texturas e acabamentos.
E não pense que a roupa que usa não pesa na equação. Pode conjugar uma mola metálica com um casaco estruturado para um look mais urbano, apostar numa versão colorida para quebrar um outfit neutro ou até deixar os cabelos soltos cair em cascata por cima do acessório para um resultado chic e despojado.
De uma coisa temos a certeza: em dias de agenda cheia, usar molas é a forma mais rápida de passar de cabelo solto a um penteado polido, sem perder tempo e, sobretudo, sem abrir mão de ter muita pinta. A pensar nisso, reunimos algumas das molas mais fofas que conseguimos achar e os preços vão dos 4,99€ aos 38,95€.