
Se há um modelo de botas que tem vindo a acompanhar gerações e que é intemporal, é este. Timberland é o nome do modelo das icónicas botas amarelas que acabaram por dar também o nome à marca.
Foram criadas por Sidney Swartz, em 1973, quando este sentiu necessidade de ter umas botas à prova de água, que o mantivessem com os pés secos nos dias chuvosos de New Hampshire. Certamente nunca imaginou o futuro que teriam. De sapatos "workwear" para sapatos trendy foi um passo rápido.
No final dos anos 70, a marca fez uns pequenos ajustes às botas e conseguiu começar a vendê-las na Sacks Fifth Avenue e no Bloomingdale's, em Nova Iorque. Rapidamente, as botas amarelas passaram a ser um ícone de estilo, usado por várias figuras públicas, principalmente por artistas de hip hop na década de 90.
Hoje, as botas continuam a ser usadas por muitos homens e mulheres em todo o mundo e são várias as figuras públicas que as usam para os looks mais casuais do dia a dia.
As famosas botas amarelas têm a característica de serem à prova de água, mas não só. O conforto é uma das suas principais mais valias. E também a versatilidade: podem ser usadas por mulheres com estilos muito diferentes. Servem para looks descontraídos e podem ser combinadas com calças, saias, calções ou vestidos, principalmente no outono e no inverno (apesar de serem perfeitas para os festivais de verão também).
Para celebrar os 45 anos do lançamento das botas amarelas, a Timberland lançou ainda um modelo muito parecido ao original, mas com apontamentos em azul safira, cor que simboliza o aniversário. Este modelo especial da coleção "Celebrate the icons" tem o valor de 239€.