Apesar de apenas se terem popularizado no século XX, os calções já eram usados no século XV. A peça era uma espécie de híbrido entre as bermudas e os calções que hoje conhecemos, mas a verdade é que os primeiros a utilizarem esta peça foram mesmo os homens da nobreza, nomeadamente na Europa e, posteriormente, no continente americano.
Os calções começaram então a surgir mais a partir do século XX, mas como peças quase que exclusivas dos vestuários desportivos ou de banho. Foi preciso chegarmos à década de 80 para que esta peça de vestuário, que ficou cada vez mais curta com o passar dos anos, se consolidasse como roupa adequada ao quotidiano.
Já nos anos 90, os calções deixaram de ser fabricados apenas com tecidos mais ligados a peças desportivas, e começaram a surgir modelos em algodão, seda e poliéster, entre outros, e foram cada vez mais incluídos no guarda-roupa de homens e mulheres.
Hoje em dia, há opções para todos os gostos e adequadas a praticamente a todas as ocasiões: existem os mais curtos, ideais para idas à praia ou festivais de verão, mas também modelos com um corte mais elegante, que bem conjugados com outros acessórios, podem perfeitamente ser opções para ir trabalhar (desde que o código de vestuário da sua empresa o permita).
Com o verão mesmo à porta, espreite as nossas dicas de 15 calções em que vale a pena investir este verão — desde lisos a padrões tropicais, há de tudo um pouco nas lojas de fast-fashion. A melhor parte? Custam todos menos de 25€.