Hoje em dia, uma mulher que vista um fato para ir trabalhar ou marcar presença num evento parece a coisa mais natural do mundo, mas convém lembrar que nem sempre foi assim. Nos anos 60, Yves Saint Laurent rompeu todas as convenções ao criar o seu icónico smoking feminino, um gesto revolucionário que abriu caminho para que as mulheres se apropriassem de peças até então reservadas aos homens.
Estes conjuntos, que são sinónimo de emancipação, estão de volta. Prova disso é o TikTok, que está completamente louco com estas peças e, simultaneamente, com a sensação de poder que conferem a quem as veste. Este fenómeno está a ser alimentado pela Mango, que tem opções que estão a enlouquecer as redes sociais pela semelhança com os looks apresentados pela Saint Laurent no desfile de inverno de 2024.
Na altura, Anthony Vaccarello recuperou o legado da casa francesa, tendo apresentado propostas com ombros oversized, blazers largos e camisas inspiradas diretamente no guarda-roupa masculino, tendo em vista mulheres poderosas, autónomas e confortáveis em desafiar qualquer barreira de género. Agora, pode encontrar peças semelhantes na marca espanhola.
As suas versões mais acessíveis dos fatos, também elas com cortes retos, blazers estruturados e aquela silhueta que parece saída diretamente da passerelle, estão a conquistar milhões no TikTok. As fashionistas fazem vídeos a mostrar as toilettes deslumbrantes, que tanto podem servir como looks de escritório a outfits para saídas à noite, com apenas um twist nos acessórios.
A pensar nisso, fomos ao site da insígnia à procura de opções e encontrámos quatro que são autêntico luxo. Com cores deslumbrantes, como bordô ou camel, que são tons que saem da gaveta habitualmente nesta altura do ano, aos que têm risca diplomática, que é um padrão que também nunca sai de moda, espreite as sugestões que gritam sofisticação.