As idas ao Alegro Montijo vão tornar-se mais demoradas. Dizemos isto porque está prestes a abrir uma nova loja que é conhecida pelos preços baixos e na qual é fácil perdermos a noção do tempo. Sim, estamos a falar da Primark, que tem inauguração marcada para esta sexta-feira, 11 de outubro, pelas 10 horas. A MAGG teve oportunidade de ver o espaço em primeira mão esta quinta-feira, 10.
Antes de irmos às novidades, importa saber que esta abertura é sinónimo de que a retalhista irlandesa continua a ver Portugal como terreno fértil para a sua expansão, sendo que já se passaram sete anos desde que foi aberta a última loja, em Loulé. O Alegro Montijo é, por isso, a 11.ª loja da cadeia no País.
"É uma cidade que cresceu bastante, pelo menos desde 2008 para cá", explica Nelson Duarte Ribeiro, Head of Sales e Board Member Primark, à MAGG, justificando a decisão da escolha do Montijo. "É uma cidade jovem, super atrativa e acredito que é o local certo para podermos entrar com uma segunda loja na Margem Sul, no distrito de Setúbal", frisa.
Se é a maior da insígnia? Não. Se compararmos, por exemplo, com a do Colombo, em Lisboa, que detém o título de maior loja de um só piso do mundo, está bem longe disso. Contudo, não é um espaço propriamente pequeno, já que ocupa uma área generosa de mais de 2400 metros quadrados.
A par disto, é daquelas lojas que não passam despercebidas, não só pelas inovadoras montras com ecrãs digitais, mas porque tem uma localização privilegiada: fica no piso zero, logo à entrada da porta principal do centro comercial. Trocado por miúdos, e para quem está familiarizado com o shopping, ocupa o lugar onde estava a farmácia, sendo a atual vizinha de marcas como a Worten e a MultiÓpticas.
Dividida em áreas estratégicas, com coleções para senhora, dividida em lingerie, pijamas acessórios e peças trendy, homem e criança, que também se espraiam por essas áreas, e até uma secção de beleza completa, a Primark soube criar um espaço que não nos custa a percorrer. E nós contamos-lhe as três coisas de que mais gostámos nesta nova loja.
1. As caixas de self-checkout
Pode dizer-se que esta é a Primark mais tecnológica do País. Não dizemos isto em vão, mas porque é a primeira (e única) a contar com o novo sistema de caixas de self-checkout. Este sistema, já muito popular noutros países e em marcas da concorrência, surge com o propósito de facilitar o processo de compra dos clientes.
No total, existem 12 caixas disponíveis deste género. "A única diferença em relação [às da concorrência] é que o cliente consegue ver a sua imagem enquanto está a registar os artigos, mas funcionam exatamente da mesma forma", garante o responsável da marca, garantindo que estas resultarão numa experiência mais rápida e autónoma na loja.
O sistema é intuitivo, e após registar todos os artigos, o cliente pode comprar um saco de papel no sistema, pelo qual paga 20 cêntimos – porém, se preferir uma daquelas tote bags reutilizáveis, também as encontra junto à caixa e é só picar o código de barras para poder levá-las consigo. No fim, basta passar o talão numa cancela e pode ir à sua vida.
Para quem não está familiarizado com as novas tecnologias, nada temam: também há duas caixas em que o pagamento pode ser feito à moda antiga (e em numerário). No entanto, aqueles que quiserem aventurar-se no self-checkout terão sempre o apoio dos colaboradores, para quem esta "experiência também é nova", garante Nelson Duarte Ribeiro.
2. O corner de beleza renovado
Os amantes de beleza vão delirar com o renovado corner da marca. A área dedicada a este género de produtos é outro destaque que não pode passar despercebido, já que também é pioneira no País. O novo conceito, "já testado em apenas uma loja na Irlanda", de acordo com o responsável, passa pela adoção de um layout mais moderno, funcional e organizado.
A organização dos produtos, desde maquilhagem aos cuidados de pele, passando pelos respetivos utensílios usados para o efeito, é feita de forma a facilitar a experiência do cliente. Isto é, as secções encontram-se agora identificadas da melhor forma, além de contarem com uma disposição que faz com que achar aquilo de que precisamos seja o mais intuitivo possível.
Além da organização, o corner de beleza destaca-se também por ser um reflexo das tendências atuais. Com uma maior procura por produtos éticos e sustentáveis, a Primark soube responder e oferece uma vasta gama de produtos que não só seguem esses princípios, como o facto de serem cruelty free, também se mantêm fiéis à política de preços acessíveis da marca.
3. A disposição da loja
Para muitos, entrar nas lojas da Primark é ficar perdido num mundo em que a oferta não escasseia e não saber sequer por onde começar. Nesta loja, esse vai deixar de ser um problema: no Alegro Montijo, a disposição foi pensada de maneira a guiar o cliente um bocadinho por todas as secções, incentivando-o a explorar cada canto da loja sem muito esforço.
Parece-nos ter sido uma coincidência feliz. Isto porque esta nova organização se deve ao próprio formato do espaço, relativamente menos amplo do que o dos seus pares, que assim o obrigou. "A loja tem um layout um bocadinho estreito, tem um canto com menos visibilidade que outro", explica Nelson Duarte Ribeiro, acrescentando que tiveram de se "adaptar ao formato da loja" consequentemente.
Uma coisa é certa: esta disposição permite que o cliente explore toda a loja de forma quase instintiva, sem se sentir perdido ou confuso com a oferta. A Trend Area, que salta à vista logo à entrada, marca o tom da visita, com as peças com a assinatura da icónica it girl espanhola Paula Echevarría.
A partir daí, é como se fôssemos levados pelo vento: caminhamos pelas várias áreas, que vão de senhora a homem (também com a sua própria Trend Area, atenção), passando pela de criança – sim, há Stitch, Mickey e outros bonecos famosos com fartura –, com transições naturais que tornam a experiência mais envolvente.