Há mais um morador de peso na luxuosa Avenida da Liberdade, em Lisboa. A icónica veia da capital conta agora com a primeira loja Dior em Portugal, que abriu portas esta sexta-feira, 24 de novembro, no edifício Alegria One, o número 85 da avenida lisboeta. Depois de meses de antecipação, e ainda antes da abertura oficial, a MAGG teve oportunidade de visitar o espaço e assumimos: estávamos à espera de muito, saímos com a certeza de que as nossas expectativas foram mais do que superadas.
A decoração é o ponto forte desta Maison Dior, que exibe luxo sem que este seja ostentado de uma forma que roube as atenções das peças (essas sim, o verdadeiro coração da loja). Logo à entrada, o olhar prende-se numa instalação fabulosa da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, que assina uma valquíria suspensa ao longo da escadaria de 20 metros que liga os três pisos da loja.
Para além da espetaculosidade da escadaria e da obra de arte que a acompanha, um detalhe delicioso: os corrimões forrados a pele, sem metal à vista. Algo grita mais luxo do que isto? Temos quase a certeza que não.
O primeiro piso é ainda adornado com outras obras de Joana Vasconcelos, como os painéis de azulejos que ligam na perfeição o espírito de algo tão português à alma da Dior, e a decoração faz uso da incrível luz natural de toda a loja, apostando em tons claros, com peças de mobiliário com toques de branco, marfim e azul, elegantes e modernas.
Aliás, é justamente no piso mais superior, reservado à moda masculina, que não tínhamos qualquer problema em permanecer horas a fio, dado ao ambiente acolhedor e à quantidade de zonas lounge que permitem aos clientes uma experiência de compra com toda a calma do mundo e personalizada ao máximo. É também neste piso que é apresentada a linha masculina Dior Spring 2024, concebida por Kim Jones, bem como uma zona dedicada a acessórios, à coleção cápsula de ganga e ao tailoring, serviço que conta com especialistas com experiência de anos na marca Dior.
Do topo para baixo, no segundo piso encontramos a zona reservada à moda feminina, com sapatos que nos tiraram a respiração (no bom sentido, claro), bem como a coleção Dior Cruise 2024, repleta de peças de vestuário elegantes que "celebram a liberdade e independência de Frida Kahlo", refere a marca. Há uma aposta do estampado Butterfly Around the World, um dos padrões da estação, que podemos encontrar em peças como saias compridas, malhas, camisas e muito mais.
É também neste segundo piso que encontramos um pequeno corner dedicado à perfumaria, neste caso às fragrâncias da coleção privada da Dior. A má notícia para os amantes de beleza é que estes perfumes são os únicos produtos de beleza que vão encontrar no novo espaço, dado que aqui não são comercializados os produtos de skincare, maquilhagem ou perfumaria da marca, à exceção da La Colléction Privée.
Voltando à entrada, no piso um (ou térreo), encontramos acessórios como carteiras icónicas (incluíndo modelos adorados pela Princesa Diana), óculos de sol, chapéus, bolsas, relógios e ainda uma zona dedicada à joalharia de luxo.
Esta primeira e única Maison Dior em Portugal é agora o único local do País onde pode adquirir a marca (excluindo beleza). Até agora, a marca comercializava algumas peças em espaços como a Loja das Meias, mas, e tal como foi confirmado à MAGG, tudo será agora concentrado no novo espaço.
A nova loja Dior fica no número 85 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, e está aberta entre as 10 e as 20 horas.